Você está em:

Jesus atento à realidade de seu tempo

 E nós? Como estamos percorrendo o caminho da fé?
 
 
Jesus e os Apóstolos colocavam Deus e o mundo em estreita relação. O que podemos entender com isso?
 
Jesus estava sempre atento a tudo o que acontecia ao seu redor. Ele estava bem por dentro da vida. Viveu profundamente nossa história e nela anunciou o Reino. Olhando nas páginas dos Evangelhos percebemos como Ele está sempre a afirmar que ninguém pode ir até Ele e “com Ele” se não for atraído pelo Pai. Suas palavras nos demonstram que “ir a Jesus, encontrá-lo, conhecê-lo e caminhar com Ele é um dom” que Deus nos concede. Assim, podemos desenvolver esse dom, e continuar o caminho de Jesus como sugere o Papa Francisco: “Devemos continuar o caminho de Jesus, prosseguir sempre, sem nos desencorajar”.
 
Como percorrer esse caminho?
 
Nós, cristãos, temos uma visão própria da realidade humana que nos vem de Jesus Cristo, porque é nele que se revela a dimensão mais profunda do ser humano
Se caminharmos um pouquinho com ele podemos perceber que, mesmo nas multidões, no meio dos conflitos, Jesus percebia e atendia aqueles que dele se aproximavam e desejavam sua atenção. Uma realidade muito importante que se concretiza a partir do seu jeito de ser: Ele não deixava nada para depois. Diante das contradições e injustiças Jesus sempre se posiciona. Vejamos:
 
1. Jesus, no caminho para Jerusalém, quando se aproximava de Jericó, teve um encontro. Alguém que grita por ele. Que quer se aproximar. Os apóstolos tentam impedir, mas Jesus escuta, para e dá atenção àquele que o chama. É o cego de Jericó que quer enxergar. E Jesus realiza essa ação. 
 
2. Jesus, continuando o seu caminho e, tendo entrado em Jericó, atravessa a cidade. Um morador, chamado Zaqueu, rico e chefe dos publicanos, queria ver quem é Jesus. E por isso corre e sobe em uma árvore para vê-lo passar. Aqui, também, é Jesus quem toma a iniciativa ao perceber a atitude de Zaqueu. É Jesus quem o vê primeiro, fala com ele e se oferece para ir almoçar em sua casa. Esse acontecimento deixa os seus discípulos sem nada compreender, mas Jesus sabia que seria muito importante voltar sua atenção para Zaqueu.
 
Assim como o cego de Jericó e Zaqueu, precisamos estar sempre no caminho, que é Jesus. Lembremos-nos do Salmo que diz: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho” (Sl. 119,105). Sabendo que é ele que nos guia e colocando-nos no seu caminho, cumprindo a sua Palavra, estaremos trilhando o verdadeiro caminho, que muitas vezes não é fácil. Tem espinhos, muitas pedras e é estreito. Sempre que acharmos que não aguentamos mais, Jesus nos estende a mão, levanta-nos, abraça-nos e ajuda-nos a caminhar. 
 
Jesus está ao nosso lado e caminha conosco. 
 
Nós, cristãos, temos uma visão própria da realidade humana que nos vem de Jesus Cristo, porque é nele que se revela a dimensão mais profunda do ser humano. Então, deixemo-nos ser levados por ele. E, mais uma vez, como diz o Papa Francisco: “a nossa fé é viver a alegria que ela nos proporciona, a alegria de ter encontrado Jesus, a alegria que só Jesus nos dá”.
 
Estejamos sempre atentos à nossa realidade. Nos acontecimentos e fatos da vida nós vamos realizando o nosso agir, sempre olhando para o agir de Jesus. Ele é o nosso modelo. Assim como ele, devemos nos aproximar e oferecer ajuda ao irmão. Peçamos ao Senhor que nos faça crescer nessa fé que nos torna alegres. Essa fé que começa sempre com o encontro com Jesus e prossegue sempre na vida com os pequenos encontros cotidianos, com Jesus.
 
Neuza Silveira de Souza
Comissão Arquidiocesana Bíblico-Catequética de BH


Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH