Em uma feliz coincidência, a Arquidiocese de Belo Horizonte inicia o processo da IV Assembleia do Povo de Deus – importante momento em que todos os católicos são convidados a construírem as diretrizes da evangelização na Arquidiocese de Belo Horizonte. A IV Assembleia do Povo de Deus inicia seu processo em plena celebração do jubileu de Ouro do maior evento eclesial do século 20: os cinquenta anos do Concílio Vaticano II.
A ideia central do Concílio foi a de preparar a Igreja para a era da modernidade global, com o objetivo de abrir novos canais de diálogo com o mundo contemporâneo, de modo a renovar as estruturas eclesiais e possibilitar uma nova dinâmica para o testemunho de Cristo e o anúncio do Evangelho.
A IV APD da Arquidiocese de Belo Horizonte acontece justamente neste momento de reflexão sobre o Concílio Vaticano II que, durante sua trajetória de meio século, foi marcado pelas grandes e importantes transformações ocorridas no mundo, com impactos em toda a sociedade, nos âmbitos da cultura, ciências, nos meios de transporte e de comunicação – mudanças radicais e maiores que as ocorridas ao longo de todo um período de 500 anos. Segundo o vigário Episcopal para a Ação Pastoral, Padre Aureo Freitas, “o espírito do Concílio se resume nas seguintes “ideias-força”: “renovação”, “adaptação e inculturação”, “descentralização”, “comunhão”, “serviço” e “participação” e “diálogo com a sociedade””.
Além da referência ao Concílio, a IV APD da Arquidiocese de Belo Horizonte se realiza dentro dos princípios da Igreja Católica, considerando as assembleias como uma expressão de comunhão, colegialidade e corresponsabilidade pastoral. Fundamento sempre presente nas Assembleias realizadas pelas várias instâncias da Arquidiocese e, a mais relevante delas, inicia-se justamente com este apelo: colaboração, empenho e esforço de cada um na participação afetiva e efetiva nas diversas e importantes fases da IV Assembleia do Povo de Deus.
Acompanhe, a seguir, o Calendário das atividades do processo da IV Assembleia do Povo de Deus:
De fevereiro a abril – Conclusão da Etapa de Avaliação dos 12 Programas de Evangelização e Fechamento da “Pesquisa de Escuta da Sociedade”, campanha de divulgação e articulação da IV APD nos meios de comunicação; articulação das “lideranças” eclesiais em suas várias instâncias de representação (instituições, organismos e conselhos da Arquidiocese).
Maio – Consolidação e encaminhamento dos resultados das avaliações dos Programas de Evangelização e da “Pesquisa de Escuta da Sociedade”, em forma de subsídio para reflexão no processo da IV Assembleia do Povo de Deus.
Dia 26 de maio – Vigília de Pentecostes (Oração em todas as comunidades eclesiais em intenções da IV Assembleia do Povo de Deus).
Junho, dia 7 – Corpus Christi – Abertura da IV APD no Mineirinho
Agosto, dia 18 – Assembleias Paroquiais
Setembro, dia 22 – Assembleias Forâneas
Outubro, dia 20 – Assembleia Arquidiocesana (elaboração das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Arquidiocese). Abertura do “Ano da Fé” (11de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013).
Novembro, dia 17 – Assembleias Regionais e elaboração dos “Planos de Pastoral Regionais”.
Dezembro, dia 8 – Festa da Imaculada Conceição – Promulgação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Arquidiocese e dos Planos de Pastoral das Regiões.
ORAÇÃO DA 4ª ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS
Pai Amoroso, por Jesus Cristo e no Espírito Santo, quereis a Igreja servidora da humanidade para que todos tenham vida plena. Dai-nos a graça de vivenciar a IV Assembleia do Povo de Deus, na Arquidiocese de Belo Horizonte, como tempo favorável de escuta, conversão e busca de novos rumos para a evangelização. Nossa Senhora da Piedade, acompanhe-nos neste caminho, para que sejamos revigorados em nosso compromisso de discípulas e discípulos missionários! Amém.
Veja a reportagem da TV Horizonte