
Após a realização das assembleias paroquiais, párocos, administradores paroquiais e leigos representantes das diversas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte se reúnem no próximo dia 22 de setembro para as assembleias forâneas, importante momento da IV APD.
De acordo com o Guia da IV APD, ao final dessa etapa, será organizada pelo Vigário Forâneo uma comissão para elaborar uma síntese do encontro. O documento será encaminhado para o Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral.
Programa das Assembleias Forâneas:
1º Momento: Oração Inicial;
2º Momento: Plenário das Paróquias – cada Paróquia apresentará o relatório síntese de sua Assembleia Paroquial;
3º Momento: Trabalho em grupos – cada grupo terá um coordenador que conduzirá os trabalhos e um relator que registrará as respostas do grupo. Os grupos discutirão sobre os relatórios apresentados, fazendo suas observações, críticas e sugestões. O relator do grupo faz a síntese das discussões a serem aprovadas e apresentadas no segundo plenário;
4º Momento: Plenário dos grupos – os relatores apresentam a síntese da sua discussão para a Assembleia. Terminadas as apresentações é dada a “palavra aberta”, caso alguém queira fazer alguma observação ou contribuição;
5º Momento: Conclusão da Assembleia – conforme desejo de cada Forania, pode-se encerrar a Assembleia com a Celebração Eucarística ou com as primeiras Vésperas do Domingo.