Irmã Joana de São José indica leitura que inspira a vida missionária

Um livro que pode inspirar o caminho de transformação da vida de cada um de nós – Santa Teresinha: ser missionário sem sair de casa”. Escrito pelo frei Patrício Sciadini, OCD, a obra é a indicação de leitura desta semana da Irmã Joana Paula de São José, coordenadora do Convivium São José, localizado em Ribeirão das Neves. “Esta é uma obra para ser lida devagar, capítulo por capítulo, um pouquinho a cada dia, sem pressa. Nos inspira, de um modo bonito, a fazer de nossa vida uma missão”, observa Irmã Joana.

Em seu livro, frei Patrício reflete sobre a ação missionária a partir das experiências de Jesus Cristo com os seus apóstolos e também dos escritos de Santa Teresinha, que desejava, do Carmelo, se unir aos missionários do mundo inteiro. “A obra nos leva a um momento de oração, a uma meditação da Palavra de Deus”, recorda Irmã Joana. Cada capítulo traz uma citação da Sagrada Escritura, seguido por um texto de Santa Teresinha, e de uma Oração, escrita pelo próprio autor. “O livro nos faz recordar o chamado da vida consagrada. No meu caso, conheci a obra de Santa Teresinha aos 14 anos, me identifiquei com ela, que anima a minha caminhada espiritual”, sublinha Irmã Joana, destacando outro ponto importante do texto: “A leitura nos confirma a ideia de que a missão não é um evento, mas uma vida inteira.”  Irmã Joana recorda ainda que a decisão de ser missionário não depende de uma partida para um lugar distante e desconhecido, mas sim, de transformar a vida em missão.