O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu, na noite dessa terça-feira, dia 18 de novembro, Missa de abertura do Processo Diocesano da Causa de Santidade da Madre Emiliana Molinari – religiosa da Congregação das Irmãs de São João Batista (Batistinas), na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro Floresta, em Belo Horizonte.
Dom Walmor sublinhou que o processo de beatificação é uma graça especial para a Igreja. “A santidade de vida é nosso horizonte e essa santidade se faz na caridade, especialmente no amor dedicado aos pobres. Portanto, inspira-nos a Madre Emiliana para que nosso caminho seja muito fecundo. Que o processo de canonização seja exitoso e que ela seja reconhecida como Santa na Igreja de Deus para o bem de todos nós”.
Antes da Celebração Eucarística, dom Walmor oficializou o início do processo Diocesano da Causa de Santidade da Madre Emiliana Molinari. Nesta primeira fase, a Arquidiocese de Belo Horizonte vai reunir depoimentos de fiéis sobre a vida da religiosa. Os relatos, posteriormente, serão encaminhados ao Vaticano, para a fase romana do processo, que pode levar à beatificação de Madre Emiliana.
Madre Emiliana
A religiosa nasceu na Itália, em 1898, e veio para o Brasil em 1940, para exercer a sua vocação religiosa. Em Belo Horizonte, dedicou-se ao Orfanato São João Batista e ao Colégio Nossa Senhora das Dores, no acolhimento a crianças órfãs. Foi uma verdadeira mãe para os pequeninos. Todos os dias, ia para as ruas de Belo Horizonte pedir doações capazes de auxiliá-la no amparo dos órfãos. Muitas vezes humilhada, mantinha sempre a confiança em Deus e a serenidade. Conta-se que, certa vez, ela foi tratada com rispidez por um homem a quem pediu doação. Irmã Emiliana, em resposta às hostilidades, disse: “Meu senhor, tudo isso é para mim, mas o que o senhor tem a oferecer para as crianças órfãs?”. No dia seguinte, o homem voltou arrependido e tornou-se um dos maiores benfeitores da obra social mantida pela Irmã Emiliana.
Início do processo diocesano
A Congregação das Irmãs de São João Batista e a Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio de edital publicado no dia 17 de outubro , solicita, a todos os fiéis, que comuniquem notícias que contenham elementos favoráveis ou contrários ao reconhecimento da santidade da Irmã.
Os documentos, depoimentos ou notícias podem ser enviados para a Cúria Metropolitana –
Endereço: Rua Campo Verde, 165 – CEP: 31744-513
Telefone: 3269-3100/3269-3180
E-mail: chancelaria@arquidiocesebh.org.br
Clique aqui e veja o Edital da Arquidiocese de BH
Acompanhe algumas imagens deste momento especial!