Integrantes de Novas Comunidades elogiam encontro realizado na Rensc

O Encontro de Novas Comunidades, realizado na Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc), contou com a presença de aproximadamente 30 representantes. Todos viveram uma manhã de formação, na Paróquia Santo Antônio da Pampulha. O bispo auxiliar dom Wilson Angotti, referencial para a Rensc, ministrou palestra com o tema “A Eclesiologia da Igreja Particular: pertença e engajamento”. Em seguida, o vigário episcopal para a pastoral, padre Aureo Nogueira de Freitas falou sobre “As diretrizes da Arquidiocese de Belo Horizonte e os projetos pastorais da Rensc”. Os participantes também acompanharam palestra do frei Evaldo Xavier, OC, assessor canônico da CNBB e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. O sacerdote falou sobre a “Condição Canônica das Novas Comunidades e possibilidades de reconhecimento eclesial”.

Após as palestras, os participantes puderam formular perguntas e aprofundar o conhecimento a partir dos temas propostos. Franciele Oliveira Santos, integrante da Comunidade Canção Nova, disse que o encontro foi muito importante para todas as Novas Comunidades. “O evento trouxe para nossos corações a importância de viver uma profunda sintonia com a Igreja Particular, com as diretrizes da Arquidiocese de Belo Horizonte”.

Para Eliene Batista Oliveira Silva, da Comunidade Católica Nova Aliança, o encontro proporcionou muito esclarecimento e comunhão. “Cada palestrante falou sobre um elemento importante. A partir deste encontro, percebemos que precisamos estar sempre mais unidos com a Igreja. Penso que estas iniciativas precisam acontecer mais vezes. As novas comunidades não podem caminhar sozinhas”.