Inscrições abertas para o Desperta Fest: festival cultural das juventudes da Arquidiocese de BH

Celebrar a fé e a espiritualidade por meio da arte. Esse é o convite do Desperta Fest – Dons em Louvor: o festival cultural das juventudes da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O Desperta Fest convida os jovens das comunidades de fé, entre 15 e 29 anos, para participarem em duas categorias: música autoral e poesia. O tema do festival, que guiará a produção das obras apresentadas, é “O Louvor da Criação”.

O festival almeja estimular a cultura do encontro a partir dos pilares da espiritualidade, da mística e da amizade com Jesus Cristo e despertar o jovem para a fé, além de viabilizar espaços para divulgação de obras originais e de jovens artistas. A iniciativa também ocorre em comunhão com o Ano das Juventudes celebrado pela nossa Arquidiocese. O Desperta Fest – Dons em Louvor é coordenado pelo Vicariato Episcopal para Ação Pastoral (Veap), por meio do Secretariado Arquidiocesano das Juventudes da Arquidiocese de Belo Horizonte (Saj).

A divulgação dos finalistas será publicada no dia 15 de agosto e o evento final de premiação do Desperta Fest – Dons em Louvor ocorrerá durante a Celebração do Dia Nacional das Juventudes – DNJ – dia 20 de outubro.

📲 Confira todas a regras para participar do festival no edital: clique aqui!

Como será realizada a seleção das obras?

As obras inscritas serão avaliadas pelas equipes de trabalho das Regiões Episcopais. Serão selecionados para o evento de premiação final um jovem para cada categoria e de cada uma das cinco Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Inscrições 📑

As inscrições para participar do Desperta Fest – Dons em Louvor são gratuitas. Clique aqui e inscreva-se!

Premiação 🎶

Serão premiadas as obras classificadas em primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto lugares, nas  categorias música autoral e poesia.

Ano das Juventudes 😊

Em 2024, a Arquidiocese de Belo Horizonte celebra o Ano das Juventudes, inspirada pelo tema “Jovem: o agora de Deus” e o lema “Jovem, levanta-te”(Lc 7,14).

O Vicariato Episcopal para Ação Pastoral (Veap) e o Secretariado Arquidiocesano das Juventudes (Saj), em sintonia com as Regiões Episcopais, preparam, ao longo do ano, momentos de formação, ações e eventos que visam evangelizar, dar voz e ouvir os jovens das nossas comunidades de fé, estimulando a participação e o protagonismo das juventudes em nossa Igreja.

Edital Desperta Fest SAJ