Iniciativas educativas e de preservação da Serra da Piedade recebem reconhecimento do Ministério Público

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em reunião solene realizada nesta terça-feira, 21 de novembro, no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), assinou convênio com a Agência de Desenvolvimento Regional Integrado (Aderi), da Arquidiocese de Belo Horizonte. Com o convênio, dois projetos desenvolvidos pela Aderi, dedicados à promoção do conhecimento e à preservação da Serra da Piedade, serão desenvolvidos: “Serra da Piedade Virtual” e “Trilha São Francisco”. O aplicativo “Serra da Piedade Virtual” reunirá informações sobre os bens naturais, culturais, históricos e religiosos da Serra da Piedade. Já a “Trilha São Francisco” é um percurso educativo e contemplativo pela paisagem da região, que integra belezas do Cerrado, da Mata Atlântica e dos Campos Rupestres.

O professor Miguel Andrade, coordenador da Aderi, participou da solenidade e celebrou o reconhecimento do Ministério Público de Minas Gerais ao trabalho desenvolvido pela Aderi. A “Trilha São Francisco” e o aplicativo “Serra da Piedade Virtual” integram o programa “Ecomuseu Casa Comum da Piedade”, planejado pela Agência. O programa busca consolidar a compreensão de que toda a Serra da Piedade é um grande museu a “céu aberto”, com recursos socioambientais e culturais capazes de contribuir para o desenvolvimento da humanidade.