Iniciação cristã

Catequese em foco

A educação é fundamental em todas as culturas. Realizada tradicionalmente de forma oral, artística e simbólica nas comunidades ágrafas – que não se expressam por sinais gráficos – ou nas comunidades estruturadas com formação escolar,  como em nossa sociedade, em qualquer realidade a educação deve ser valorizada ao extremo. Por meio dela, constituem-se pilares para o sustento social.

Na vida da Igreja, da mesma forma, faz-se necessário valorizar, ainda mais, a Iniciação Cristã, bem como a Catequese de Jovens e Adultos, como processo educador na fé e da fé.
O Observatório da Evangelização tem publicado várias matérias acerca desse tema tão relevante quanto preocupante para a vida e missão da Igreja.  Para conferir essas publicações, acesse a categoria “Catequese” no Blog do Observatório.

Dentre tantos artigos, destacamos o Encontro Arquidiocesano de Catequese de Belo Horizonte, ocorrido em abril deste ano, que traz a público respostas de catequistas sobre diversas questões, o que nos ajuda a ter um olhar mais abrangente sobre a desafiadora realidade dessa pastoral entre nós. Vale a pena conhecer tal realidade; e mais: colaborar, de todas as maneiras, para transformá-la, a fim de que formemos verdadeiros discípulos e discípulas de Jesus, comprometidos com sua causa: “que todos tenham vida em plenitude!” (Jo 10,10). Clique aqui e saiba mais sobre o Encontro de Catequese.