Informe Pastoral Presbiteral – Janeiro

Arte: Presépio do Pipiripau

O Presépio do Pipiripau é um importante tesouro da arte popular guardado no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Criado ao longo do século XX, pelo artesão Raimundo Machado, sincroniza 586 figuras móveis, distribuídas por 45 cenas, que contam a história da vida e da morte de Jesus Cristo, costurada ao cotidiano de uma cidade, com sua variedade de artes e ofícios.

O presépio tem apresentações de quarta a sexta-feira, às 11h e 16h e sábados e domingos, às 11h, 12h, 15h e 17h.

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG localiza-se na Avenida Gustavo da Silveira, 1035 – Bairro Santa Inês.

Livro: Gestão Paroquial para uma Igreja em Saída – Dom Edson Oriolo

No livro Gestão Paroquial para Uma Igreja em Saída, dom Edson Oriolo, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, propõe uma reflexão sobre a necessidade do clero e leigos repensarem a organização e implementação, coordenadamente, dos novos paradigmas da evangelização. Segundo o Bispo, é fundamental saber adaptar esses paradigmas aos ambientes globalizados pela informatização e pela linguagem virtual para anunciar, com responsabilidade, Jesus Cristo.

Dom Walmor, assina o prefácio do livro, em que destaca o compromisso da Igreja Católica – nas suas dioceses, paróquias, comunidades e instituições – de ser modelar e ser vetor que ajuda a balizar a vida da sociedade, em funcionamento e com procedimentos modernos, éticos e adequados, nesse desafiador pro­cesso de transformação social, política, humana e espiritual.

Encontros Bíblicos: Janeiro

O Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio da Comissão Arquidiocesana de Publicações, divulga o subsídio Encontros Bíblicos, especialmente preparado para ser vivenciado no mês de JANEIRO.

O tema escolhido para o mês de janeiro é “Banhados em Cristo somos uma nova criatura”, um convite para cada fiel Proclamar a Palavra de Deus.

O subsídio é um roteiro de quatro encontros bíblicos, com a finalidade de ajudar as comunidades, grupos de famílias, grupos de reflexão, círculos bíblicos, que buscam orientar-se à luz da Palavra de Deus.

Você pode realizar sua encomenda pelos telefones (31) 3273-8703 / 3422-3441 / 98766-5532 (whatsapp) e pelo e-mail cristoreivirtual@pucminas.br