A primeira Via das Sete Dores de Minas Gerais será inaugurada no distrito de Piedade do Paraopeba-Brumadinho/MG, no dia 18 de setembro, às 16 horas, com a presença de dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, autoridades civis e religiosas.
O evento contará com a presença do coral e da orquestra da Universidade Federal de Ouro Preto, regida pelo maestro Edésio Lara, executando o “Inflamatus”, “Stabat Mater” e o Moteto das Dores – músicas tradicionais do século XIX, que homenageiam Nossa Senhora das Dores.
A imagem de Nossa Senhora da Piedade, representativa da sexta dor de Maria e datada do século XVIII, está na igreja da localidade. Pequenas capelas/oratórios com painéis que representam as seis Dores de Nossa Senhora foram construídas da Matriz até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário:
1ª Dor – A Profecia de Simeão: Simeão com o Menino Jesus nos braços e a profetiza Ana comunica à Maria Santíssima que o seu Filho viverá a morte na cruz para salvar a humanidade.
2ª Dor – A fuga para o Egito: Maria e José são comunicados pelo anjo que devem fugir para o Egito pois, Herodes condenou à morte todos os primogênitos da época do nascimento de Jesus.
3ª Dor – Maria procura Jesus e o encontra no templo.
4ª Dor – O encontro de Maria com Jesus à caminho do Calvário: Nossa Senhora encontra com Jesus com a cruz às costas.
5ª Dor – A crucificação de Jesus
6ª Dor – Maria recebe o Corpo de Jesus das mãos de José de Arimatéia e Nicodemos (iconografia – Nossa Senhora da Piedade – que está no retábulo-mor da matriz local)
7ª Dor – Maria sepulta o Corpo de Jesus
Via das Sete Dores
Como chegar: BR 040 – entrada pelo Retiro do Chalé