Importantes publicações são apresentadas no Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa

As publicações Filosofia como Esclarecimento e Igreja e Sociedade – Análises em Perspectivas estão entre as obras apresentadas durante evento realizado na PUC Minas, Unidade Coração Eucarístico, no dia 15 de março, que marcou as celebrações dos 93 anos do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Sacej). Durante o encontro, também foram apresentadas publicações do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (IFTDJ) e da Arquidiocese de Belo Horizonte.  Participaram  do momento especial o arcebispo dom Walmor, o bispo auxiliar e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Mol, o bispo de Itabira e Coronel Fabriciano, dom Marco Aurélio Gubiotti, o diretor do Instituto, padre Evandro Campos Maria,  professores, estudantes, padres e evangelizadores da Arquidiocese de Belo Horizonte e de outras dioceses do país.

O livro Filosofia como Esclarecimento pertence à coleção Prática Docente. Um dos três autores da publicação é o professor Guaracy Bolívar de Araújo Mendes, do Departamento de Filosofia da PUC Minas. Também são responsáveis pela obra os docentes Bruno Guimarães e Olímpio Pimenta.

Já a publicação Igreja e Sociedade – Análises e Perspectivas, apresentada pelo coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), que integra o Anima PUC Minas, professor Robson Sávio Reis Souza, do Departamento de Ciências da Religião, reúne as várias publicações e pesquisas coordenadas pelo Nesp nesses dez anos de existência, completados em novembro último. De acordo com o professor Robson Sávio, as publicações do Nesp cumprem uma perspectiva de formação permanente ao oferecer obras qualificadas para quem quer compreender sobre as respectivas temáticas trabalhadas.

Obras que contribuem para a evangelização

Durante o evento, o arcebispo dom Walmor apresentou  as Diretrizes do Diaconato Permanente e o Guia Pedagógico do Sacej. O Arcebispo destacou que  é enorme e permanente o desafio de formar bem aquele que se propõe a ser servidor do povo de Deus. “O seminarista precisa atualizar-se, estar à altura para ser servidor, o que exige muita humildade e alinhamento”. Dom Walmor, ao destacar os 93 anos do Sacej, anunciou o desejo de inaugurar a nova sede, que terá o nome Convivium Emaús, até o início de 2017, nas proximidades da Unidade Coração Eucarístico da PUC Minas.

O reitor do Sacej, padre Nivaldo Santos, falou sobre o Guia pedagógico, e explicou que a atual edição é mais complexa e exige “um esforço dos seminaristas no estudo e imersão nesta tarefa imperdível no conhecimento do caminho que se faz, daqueles que percorrem esse caminho e os que depois virão”.

Dom Mol apresentou o novo volume da coleção Arquidiocese em Movimento, “publicação qualificada” que mostra as ações eclesiais, políticas, socioeducativas, religiosas da Arquidiocese de Belo Horizonte. “O nascimento desta coleção se deve ao reconhecimento da importância dessas ações para o diálogo e o reconhecimento do Cristianismo no mundo”, disse o reitor da PUC Minas.

O professor padre Evandro Campos Maria disse que o evento mostra a importância dos livros que têm a participação de professores de Teologia, Filosofia e Ciências da Religião e da Arquidiocese de Belo Horizonte e a contribuição do Instituto para os caminhos da Igreja e da sociedade. “O potencial científico, espiritual e pastoral do Instituto é muito grande e poderá ser ainda mais desenvolvido”, disse Evandro Maria. Ele lembrou que o Sacej remonta ao início da Arquidiocese de Belo Horizonte, que em fevereiro completou 95 anos.

O professor frei Luiz Antônio Pinheiro OSA, chefe do Departamento de Teologia e coordenador do colegiado do curso, falou sobre o lançamento do terceiro volume da coleção História da Arquidiocese de Belo Horizonte, intitulado A Arquidiocese de Belo Horizonte e o Laicato, volume que terá um segundo tomo a ser lançado. Ele explicou que a coleção preserva a memória, por ocasião dos cem anos da Arquidiocese, que se completarão em 2021. Serão, até lá, no mínimo dez volumes, que obedecem a uma sequência diacrônica e temática, situação histórica e teológica dos temas que se quer desenvolver, explicou frei Luiz.

O professor Josimar da Silva Azevedo, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pastoral da Cultura (Nepac), órgão do Anima PUC Minas, apresentou o Santuário Digital – Portal do Ambiente e da Memória –, que pode ser acessado pela internet no endereço santuariodigital.com.br. O site reúne banco de dados, aplicativos, fotos, vídeos, mapas sobre bens ambientais e culturais da Arquidiocese de Belo Horizonte e irá reunir esses bens de dioceses de todo o país, com recursos de capacitação a distância de agentes culturais a partir de cursos ministrados pela PUC Minas Virtual. “O Santuário Digital integra, organiza e disponibiliza, pelo portal e pelos aplicativos, onde estão esses bens, como usufruir deles e compartilhar com outras pessoas nas redes”, explicou o professor Josimar.

O professor Sandro Laudares, do Programa de Pós-graduação em Geografia – Tratamento da Informação Espacial ressaltou que o Santuário Digital pode servir para frear a perda, por furto, de peças do patrimônio histórico-cultural da Igreja Católica, já que reúne informações sobre esses bens por meio de projetos já desenvolvidos pelo Departamento de Geografia, como o Atlas Digital e o Caminho Religioso da Estrada Real (Crer). Ele apresentou ainda o aplicativo Próximo da Piedade, que integra o Santuário Digital e que disponibiliza informações sobre as paróquias da região metropolitana e disponibiliza aos usuários a distância e a referida rota para se chegar ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté.