A Paróquia São Gonçalo, em Contagem, celebra o reconhecimento da imagem do seu padroeiro como bem cultural material do município – símbolo de fé e da cultura Contagense.
A cerimônia de tombamento da imagem de São Gonçalo do Amarante ocorreu após Missa Solene, neste mês de julho, e contou com presença da comunidade de fé, do padre Márcio Ribeiro de Souza, pároco da Paróquia São Gonçalo, e representantes do poder público.
História da imagem
Padre Márcio Ribeiro explica que a imagem não tem origem comprovada e possui caraterística de uma evoluída técnica barroca, esculpida em madeira, com olhos de vidro – detalhe que permite concluir que foi esculpida na segunda metade do século XVIII.
“Com inscrições gravadas que representem um dos poucos registros materiais da origem do povoamento do território contagense: ‘Feito em dezembro de 1725’. ‘De São Gonçalo da Contage’. ‘30 oitavas’. Essas inscrições, já um tanto desgastadas pela ação do tempo, representam que, pelo menos há 300 anos, nesta região, o povo se estabeleceu e aqui começou a desenvolver o seu cotidiano que, dadas as circunstâncias do período, tinha sua centralidade na fé configurando uma grande importância para uma das primeiras construções, uma pequena capela de taipa para o culto a Deus e as orações a São Gonçalo que foi erguida no mesmo local em que hoje se encontra a Igreja Matriz da cidade de Contagem”, sublinha padre Márcio.
300 anos de missão
Neste ano, a comunidade de fé celebra os 300 anos de missão e evangelização da Igreja dedicada a São Gonçalo do Amarante, na cidade de Contagem. Desde 1725, o povo de Deus já vivenciava a fé, inspirados pela vida de devoção e milagres do Padroeiro. A Festa dedicada ao Santo é realizada no mês de julho.
Acompanhe, a seguir, os registros da cerimônia: