A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a partir da sua Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil, promove, nesta quinta-feira (14), das 19h30 às 20h45, a live “Por uma Igreja Sinodal”, com foco na organização da etapa diocesana, com início previsto para este mês. A transmissão poderá ser acompanhada nas redes sociais da CNBB pelo Youtube e Facebook.
Segundo o assessor da Comissão Episcopal Pastoral de Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil, padre Júlio César Resende, a transmissão terá o objetivo de formar e capacitar os coordenadores e animadores nas diversas dioceses para que possam conduzir o processo de escuta sinodal em cada uma das Igrejas Particulares.
Confira a programação:
19h30 – Oração inicial (Oração de Santo Isidoro de Sevilha)
19h32 – Palavra de boas-vindas – Mariana Venâncio
19h35 – A que se propõe o Sínodo 2023? (Ver + Julgar) – Dom Ricardo Hoepers
19h50 – Respostas às cinco perguntas dos participantes – Mariana Venâncio e padre João da Silva Mendonça Filho
20h10 – Agir: dez núcleos temáticos, etapas até 2023, o que compete à equipe diocesana de animação e como fazer o lançamento em cada diocese – padre Júlio César Resende
20h25 – Interação com os participantes – Mariana Venâncio e padre Mendonça
20h45 – Encerramento – irmã Teresinha Del’Acqua
Sínodo dos Bispos 2023
O próximo sínodo terá como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O processo inaugura uma nova forma de consulta que contará com diferentes etapas, entre outubro de 2021 e outubro de 2023. A primeira é a fase diocesana, seguida de uma fase continental, as quais gerarão dois instrumentos de trabalho distintos, antes da fase definitiva, com a Assembleia do Sínodo no Vaticano.
O Papa Francisco reforçou durante a comemoração do 50º aniversário da instituição do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2015, que “o Sínodo dos Bispos é o ponto de convergência do dinamismo da escuta recíproca no Espírito Santo, conduzida em todos os níveis da Igreja”. Assim, a Secretaria do Sínodo pontua que a articulação das diferentes fases do processo sinodal possibilitará a escuta real do Povo de Deus e será garantida a participação de todos no processo”.