Igreja Nossa Senhora do Carmo celebra Jubileu de Ouro

2013 – ano de ação de graças

Frei Evaldo, tendo ao fundo a nave da Igreja Nossa Senhora do Carmo

No dia 15 de agosto de 2013 comemoraremos o cinquentenário da sagração da igreja Nossa Senhora do Carmo. Hoje, como testemunhas materiais e visíveis dessa cerimônia, estão as doze cruzes com doze velas colocadas nas colunas da igreja. Naquele ano de 1963, o então arcebispo de Belo Horizonte, dom João Resende Costa, iniciou a cerimônia no adro da igreja, diante das portas fechadas que se abriram após ele ter batido na porta com o báculo por três vezes e enquanto entoava o versículo do Salmo 24: “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória” (Salmo 24, 7).

A Igreja provisória de madeira cedia lugar à nova construção. Era o coroamento de quase duas décadas de trabalhos e esforços da comunidade do Carmo para a construção daquela que até os dias de hoje é uma das mais belas e imponentes igrejas da cidade de Belo Horizonte. Quando os primeiros carmelitas chegaram à nossa cidade foram morar na região do então “Acaba Mundo”. Com o passar do tempo, o nome “do Carmo” foi se enraizando e nos nossos dias dá nome à igreja, ao bairro e à Avenida que é uma das mais importantes artérias da nossa Capital.

O passado, entretanto, deve ser sempre mola para o futuro. Celebrar o cinquentenário é também agradecer a Deus por tudo o que foi feito até o presente pela comunidade do Carmo. Uma grande ação de graças pela vida da Paróquia, pelo trabalho de tantos que aqui passaram, derramaram seu suor, colaboraram com suas mãos. Uma grande ação de graças por todos que aqui cresceram na fé, foram fortalecidos pelas suas orações e alimentados pelos sacramentos. Uma grande ação de graças, enfim, por tudo que hoje somos, temos e fazemos.

Assim, ao longo de todo o ano, essa data está sendo celebrada festivamente na nossa vida e na nossa fé. Uma série de eventos marca solenemente o Jubileu de Ouro da igreja Nossa Senhora do Carmo, como períodos especiais de animação missionaria e evangelização, realização de concertos e manifestações culturais, restauração estrutural do edifício e outras atividades.

Neste ano de 2013 a Igreja em todo mundo se une na celebração do Ano da Fé, nas comemorações do cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, dos trinta anos da promulgação do Código de Direito Canônico, e na realização da Jornada Mundial da Juventude que gerou tantos frutos de evangelização, cultura e testemunho cristão. Sobretudo, pelo exemplo de simplicidade e amor do Papa Francisco que ficou gravado no coração de cada cidadão. A todos estes eventos igualmente importantes para todos os católicos do mundo inteiro, nós da igreja Nossa Senhora do Carmo acrescentamos com júbilo essa festa que é muito nossa: viva os cinquenta anos da nossa casa! Viva o cinquentenário da igreja Nossa Senhora do Carmo!

Frei Evaldo Xavier Gomes – Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo
Consultor Jurídico Canônico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Doutor em Direito Civil e Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense (Itália)