Igreja no Brasil realiza a V Jornada Mundial dos Pobres a partir desta terça-feira – 14 de setembro

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta na próxima terça-feira, dia 14 de setembro, às 10h, a V Jornada Mundial dos Pobres (JMP). Trata-se da 5ª edição da jornada instituída pelo Papa Francisco em 20 de novembro de 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. O evento poderá ser acompanhado pelas redes sociais da CNBB (Facebook e canal do Youtube) e das organizações parceiras.

No Brasil, adotou-se o tema: “Sentes compaixão?”, um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica que assola mais 51,9 milhões de brasileiros e brasileiras. O lema bíblico que inspira a celebração desta edição é: “Sempre tereis pobres entre vós”, extraído de Mt. 14, 7.

Acompanhe a mensagem do arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Walmor Oliveira de Azevedo;

A V Jornada Mundial dos Pobres (JMP) será marcada, no país, por uma série de ações que vão do lançamento, no próximo dia 14 de setembro, até o Dia Mundial dos Pobres, dia 14 de novembro, com a divulgação do Manifesto pela Vida.

A JMP no Brasil é organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com Pastorais Sociais e organismos da Igreja no Brasil (Semana Social Brasileira, Cáritas Brasileira, Pastoral Carcerária, Pastoral dos Povos de Rua, Pastoral Operária, Pastoral da Mulher Marginalizada, Serviço Pastoral dos Migrantes, Conferência dos Religiosos do Brasil, Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Pascom Brasil, Conselho Pastoral dos Pescadores, Signis Brasil e o Setor de Mobilidade Humana da CNBB).

Para  divulgar e incentivar a participação das pessoas na Jornada Mundial dos Pobres em todo o país, a Comissão de Organização da JMP produziu spots para rádio, vts para televisão, cartazes e cards para as redes sociais. Nos próximos meses, a Comissão de Comunicação também disponibilizará podcasts e notícias sobre a situação dos pobres no Brasil, agravada pela pandemia da Covid-19.

Para baixar o material de divulgação da JMP 2021, CLIQUE AQUI.

Mensagem do Papa para a V Jornada Mundial dos Pobres 2021

Na mensagem para V Jornada Mundial dos Pobres deste ano, publicada em 13 de junho de 2021, o Papa Francisco convida a Igreja e a sociedade a se reconhecer também pobres, não apenas “ficar à espera de que os necessitados batam à nossa porta”, mas ir ao encontro deles, em suas casas, nos hospitais e casas de assistência, nas estrada e  nos cantos escuros onde, por vezes, se escondem, ou nos centros de refúgio e de acolhimento. É importante compreender como se sentem, o que estão a passar e quais os desejos que têm no coração”.

O Santo Padre lembra também que “os pobres não são pessoas ‘externas’ à comunidade, mas irmãos e irmãs cujo sofrimento se partilha, para abrandar o seu mal e a marginalização, a fim de lhes ser devolvida a dignidade perdida e garantida a necessária inclusão social”.

Além do mercado que ignora ou discrimina os princípios éticos, impondo condições ainda mais desumanas às pessoas que já vivem em situações de precariedade, o Papa Francisco chama a atenção para as armadilhas novas da miséria e da exclusão, produzidas por agentes econômicos e financeiros, desprovidos de sentido humanitário e responsabilidade social. Nesse contexto, o Santo Padre aponta também a pandemia como uma praga que multiplicou ainda mais o número de pessoas submetidas à pobreza em todo o mundo.

Como solução, o Papa indica a necessidade de respostas urgentes e concretas a quantos padecem com o desemprego, que atinge de maneira dramática tantos pais de família, mulheres e jovens. “A solidariedade social e a generosidade de que muitos, graças a Deus, são capazes, juntamente com projetos de promoção humana, contribuem de modo decisivo  nesta conjuntura” –  afirma o Pontífice, ao sublinhar que a assistência imediata para atender às necessidades dos pobres não deve impedir novos sinais do amor e da caridade cristã, como resposta às novas pobrezas que a humanidade experimenta hoje.

“Faço votos de que o Dia Mundial dos Pobres, já em sua quinta celebração, possa radicar-se cada vez mais nas nossas Igrejas locais e abrir-se a um movimento de evangelização que, em primeira instância, encontre os pobres lá onde estão”, exorta o Papa Francisco em sua mensagem.

Calendário Jornada Mundial dos Pobres 2021 no Brasil

Apresentação da V Jornada Mundial dos Pobres
Horário: Às 10h
Onde: Redes Sociais CNBB e entidades parceiras

Participam:
– Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB;
– Dom José Valdeci Santos Mendes, bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransfomadora da CNBB;
– Irmã Cleusa Alves da Silva, vice-presidente da Cáritas Brasileira;
– Padre Alfredo José Gonçalves, vice-presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes;
– Maria Luísa Pereira, sobrevivente do cárcere;
– Samuel Rodrigues, membro do Movimento Nacional da População de Rua e ativista dos Direitos Humanos.

Seminário Nacional de formação da Jornada Mundial dos Pobres
Horário: Às 9h30 às 12h30
Onde: formato online

7 a 14 de novembro