A Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Vicariato para a Ação Social e Política, tem obtido resultados animadores ao promover o acesso dos jovens ao Pronatec Brasil sem Miséria. A ação é desenvolvida em comunidades mais pobres, com o objetivo de informar e possibilitar a participação das pessoas em cursos de qualificação profissional oferecidos pelo poder público. Em pouco mais de um mês de atuação, a equipe do Vicariato Social fez a pré-inscrição de mais de 700 jovens, incluindo moradores em situação de rua.
O trabalho é realizado por meio das paróquias, em parceria firmada no âmbito do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), que possui estreita articulação com o Plano Brasil Sem Miséria, através do incentivo e da mobilização à integração ao mundo do trabalho.
A meta é beneficiar as populações que, mesmo com a política de transferência de renda, ainda não conseguem acessar as políticas públicas, tais como: saúde, educação, habitação e assistência social.
Equipe do Vicariato Social já realizou a pré-inscrição de 700 pessoas nos cursos de qualificação profissional |
São oferecidos cursos de Inglês básico, espanhol intermediário, eletricista predial de baixa tensão, modelista, confeccionador de bolsas, auxiliar de recursos humanos, motorista de transporte de cargas, operador e acabamento editorial, instalador e auxiliar de arquivo , almoxarife, auxiliar financeiro , recepcionista , carpinteiro de obras e pedreiro de revestimento em argamassa, entre outros.
Todos os detalhes são pensados para facilitar o acesso ao programa, especialmente, daqueles que não tiveram a oportunidade de prosseguir com os estudos. Quem não concluiu o ensino fundamental pode se inscrever para a maioria dos cursos.
No momento da pré-inscrição, o interessado recebe uma carta de encaminhamento para a instituição que vai ministrar as aulas. Ao confirmar a inscrição, a pessoa já é informada sobre dia e horário das aulas e carga horária, além da garantia de uma ajuda de custo para o transporte. Os cursos são ministrados em unidades do Serviço Nacional da Indústria (Senai), Serviço Nacional do Comércio (Senac) e Serviço Nacional do Transporte (Sest/Senat).