Igreja dedica primeiro dia de setembro à oração pelo cuidado da criação

A Igreja Católica celebrou o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação na quinta-feira, dia1º de setembro. Instituída pelo Papa Francisco, a data tem um sentido ecumênico,  pois é celebrada pela Igreja Ortodoxa desde 1989.

“Como cristãos, temos esperança. Cremos que Deus não abandona a Criação e que nós mesmos podemos tornar-nos faróis daquela esperança difundindo as sementes de um futuro diferente.”- afirmou o pontífice.

O Santo Padre pretende que a celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação ofereça aos fiéis e às comunidades, todos os anos, a oportunidade de “renovarem a adesão pessoal à vocação de protetores da criação”, “elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado”.

“Como cristãos queremos oferecer a nossa contribuição à superação da crise ecológica que a humanidade vive. Por isso devemos, antes de tudo, procurar no nosso rico patrimônio espiritual as motivações que alimentam a paixão pelo cuidado da criação, recordando sempre os que creem em Jesus Cristo, Verbo de Deus que se fez homem por nós”, explicou o Papa.

No contexto ecumênico, o pontífice desejou que essa iniciativa  envolva outras Igrejas e comunidades eclesiais, sendo celebrada em sintonia com as atividades que o Conselho Mundial de Igrejas promove sobre esse tema. A instituição do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação foi comunicada numa carta ao presidente do Conselho Pontifício da Justiça e da Paz, cardeal Peter Turkson,  e ao presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch. Leia a carta aqui.

Comece o seu dia com uma oração

Conheça as preces que foram propostas pelo Papa Francisco e rezada pelos fiéis no Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação deste ano:  oração cristã com a Criação  ou oração pela nossa Terra.