Nesta segunda-feira, 1º de setembro, a Igreja celebra o 10º Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, data que marca também o início do Tempo da Criação, vivenciado até 4 de outubro, festa de São Francisco de Assis.
Neste ano, o tema escolhido é “Paz com a criação”, inspirado no livro do profeta Isaías (32, 14-18). A reflexão proposta pelo Comitê Diretivo Ecumênico recorda a imagem de uma criação marcada pela desolação, consequência da injustiça e da ruptura na relação entre Deus e os homens.
Em mensagem compartilhada no perfil oficial do Papa Leão XIV nas redes sociais, o Pontífice destaca: “No espírito do Cântico do Irmão Sol, louvemos a Deus e renovemos o compromisso de não destruir o seu dom, mas de cuidar da nossa casa comum”.
O Tempo da Criação é um tempo para renovar a relação da humanidade com Deus Criador e toda a criação por meio da celebração, da conversão e do compromisso coletivo. Durante o Tempo da Criação, cristãos de várias igrejas se unem em oração e ação pela nossa casa comum.
Sementes de Paz e Esperança
O tema para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação deste ano, escolhido pelo Papa Francisco, é “Sementes de Paz e Esperança”. O Papa Leão XIV escreveu a mensagem para a data e ressaltou que, junto à oração, são necessárias vontades e ações concretas de cuidado da casa comum para fazer com que a justiça e o direito floresçam na “inospitalidade do deserto”.
“Os fenômenos naturais extremos, causados pelas alterações climáticas provocadas pelo homem, estão a aumentar de intensidade e frequência (cf. Exort. ap. Laudate Deum, 5), sem ter em conta os efeitos, a médio e longo prazo, de devastação humana e ecológica provocada pelos conflitos armados”, lamentou o pontífice.
– Veja na íntegra a Mensagem para o X Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação