Neste domingo, 7 de setembro, a Igreja celebrará a canonização do seu primeiro santo “millennial” (pessoas nascidas entre 1981 e 1996): o jovem beato Carlos Acutis. O Papa Leão XIV presidirá a primeira cerimônia de canonização em seu pontificado, na Praça São Pedro, acompanhado por milhares de fiéis e peregrinos.
O beato Carlo Acutis nasceu na Inglaterra, em 1991, mas cresceu em Milão, na Itália, onde tornou-se devoto da Virgem Maria. Desde criança dedicava um tempo especial para ir ao encontro de Jesus, participando da Santa Missa e rezando o Rosário. Carlo também gostava de computadores e possuía um avançado conhecimento em ciência da computação, ficou conhecido como o “santo da internet” e padroeiro das mídias sociais. Carlo Acutis faleceu em 12 de outubro de 2006, dia da Nossa Senhora Aparecida, aos 15 anos, em decorrência de uma leucemia.
Carlo foi beatificado pelo Vaticano, em 2020, após a Igreja reconhecer seu primeiro milagre: a cura de uma criança brasileira que tocou em uma relíquia sua em 12 de outubro de 2010, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Outro milagre do jovem beato foi reconhecido, em maio de 2024.
No domingo, o italiano Pier Giorgio Frassati, também será canonizado pelo Pontífice.
Onde assistir à canonização?
A cerimônia de canonização será transmitida pelo canal do Vatican News, no YouTube, às 5h da manhã, (horário de Brasília), neste domingo (7).
A TV Canção Nova também realizará a transmissão, a partir das 4h52 (horário de Brasília). Também haverá reprise da Cerimônia, às 16h30.
Documentário: O Céu Não Pode Esperar
Para você que deseja conhecer mais sobre a vida do beato Carlo Acutis, o documentário “O Céu Não Pode Esperar” é um convite para acompanhar testemunhos de pessoas que rezavam pelo jovem, enquanto ele estava doente, além de conhecer um pouco mais sobre sua fé e paixão pela tecnologia digital.
O documentário pode ser assistido nas principais plataformas de streaming: Prime Vídeo, Apple TV, YouTube Brasil, entre outras.