“Vamos crescer nessa consciência importante e bonita, nas escolas, nas famílias e em todo lugar, vamos construir juntos uma educação pela paz.” O importante e urgente convite de dom Walmor, para todos os cristãos, foi feito na manhã deste domingo, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, São Paulo. No primeiro domingo da Quaresma, dom Walmor presidiu a Santa Missa de lançamento da Campanha da Fraternidade 2022 que neste ano traz o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, (Pr 31,26).
Transmitida pela TV Aparecida, e pelas transmissoras da Padroeira de Minas Gerais – TV Horizonte e Rádio América – a Santa Missa levou alegria e esperança aos fiéis. Dom Walmor nos lembrou que a nossa vida é uma grande travessia, muitas vezes dolorosa, onde há guerra, pobreza e brigas. “Mas nesta travessia, nós não estamos sozinhos”, sublinhou o Arcebispo. “Quando nos deixamos conduzir pelo Espírito Santo conseguimos avistar um horizonte bonito pois nos protegemos das tentações que nos faz perder o rumo”, explicou o Arcebispo, nos mostrando que podemos assim mudar a nossa vida. Neste caminho de transformação, dom Walmor destacou o grande Pacto Educativo Global, um chamado do Papa Francisco para promover mudanças no mundo, hoje marcado pela dor, pelas disputas e polarizações. E nessa construção da paz, a educação não deve estar somente nas escolas, nas universidades, na ciência tão importante, mas nas famílias, em todos os lares, em todos os lugares da casa comum. Dom Walmor nos convidou ainda a nos deixar educar por Nossa Senhora, que educou nosso Mestre e Senhor, Jesus Cristo.
Campanha da Fraternidade 2022
Neste ano, a Campanha da Fraternidade tem o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, (Pr 31,26).
Essa é a terceira vez que a temática da educação é abordada na Campanha da Fraternidade. O tema já foi objeto de reflexão e ação eclesial em 1982 e 1998. De acordo com a introdução do texto-base: “a realidade de nossos dias fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”.
A Campanha da Fraternidade 2022 é inspirada no Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Na carta convocação ao Pacto, o Pontífice apresenta elementos constitutivos de uma educação humanizada.