Homenagem a Dom Helder Câmara – 27 de agosto

A Pastoral da PUC Minas promove no auditório da unidade Barreiro, nesta sexta-feira, 27 de agosto, pela manhã e à noite, a palestra Helder Câmara, um Brasileiro do Mundo - santo, rebelde e revolucionário. O evento tem o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Das 9h às 10h30, ministrará palestra o professor Wellington Teodoro da Silva, dos cursos de Administração e Direito da unidade São Gabriel. Das 19h às 20h30, será a vez do coordenador da Pastoral na unidade, professor Salustiano Alvarez Gomez.

O objetivo é abordar a vida e obra do arcebispo, criando um espaço de reflexão e resgate de personagens importantes da história do Brasil. Será exibido o vídeo-documentário Dom Helder Câmara, um Santo Rebelde, de 2006. O evento busca reintegrar o pensamento social cristão como forma de uma consciência libertadora e estimular a solidariedade entre as comunidades acadêmica e do entorno e incentivar a celebração da vida de todos os que contribuíram para uma formação mais justa na sociedade.

Dom Helder Câmara foi figura central da ala progressista da Igreja Católica, promovendo ações durante a ditadura militar. Fundou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da qual foi secretário durante 12 anos. Sua luta pela paz é reconhecida internacionalmente. Dom Helder faleceu em 27 de agosto de 1999, aos 90 anos, de parada cardíaca.

Endereço: Avenida Afonso Vaz de Melo, 1.200 - Barreiro de Baixo - Belo Horizonte. Outras Informações pelo telefone: (31) 3319-4444.