Guardiões do patrimônio cultural: jovens concluem o semestre com programação em Raposos

Os jovens que participam do serviço-aprendizagem Guardiões do Patrimônio Cultural concluíram o semestre de atividades com visita à igreja Nossa Senhora da Conceição, em Raposos. A programação especial, no fim de semana, contemplou também aprendizado sobre a gastronomia da região.

O serviço-aprendizagem Guardiões do Patrimônio Cultural, iniciativa desenvolvida pela Arquidiocese de Belo Horizonte, prepara jovens para a defesa dos recursos naturais, históricos e culturais de suas cidades. Durante encontros semanais, aos sábados, orientados por professores da PUC Minas, os jovens realizam visitas guiadas e atividades práticas, além de participarem de aulas teóricas. Toda a formação é oferecida aos jovens gratuitamente. São cerca de 20 alunos.

No serviço aprendizagem, os jovens tem a oportunidade de conhecer mais sobre os patrimônios ambientais e histórico-culturais de sua região, e a importância de preservá-los. Também aprendem mais sobre empreendedorismo e desenvolvimento econômico sustentável. Com esse trabalho, a Arquidiocese de Belo Horizonte busca contribuir para que os jovens, reconhecendo todo o patrimônio de sua cidade, estejam capacitados para atuarem como guias e profissionais ligados à área do turismo. Ao mesmo tempo, a formação permite que a juventude dedique-se à preservação dos bens de suas comunidades.