Há seis anos, o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) da Arquidiocese de Belo Horizonte foi criado com a intenção de contribuir para a formação e capacitação de agentes pastorais, lideranças comunitárias e cristãs, sacerdotes, religiosos, para o exercício da política no cotidiano, e também em funções públicas.
A instituição, que trabalha em conjunto com assessores de movimentos sociais e pastorais para formação crítica dos cristãos, vem fomentando e fortalecendo ações sociais transformadoras nos 28 municípios da Arquidiocese de Belo Horizonte, aprofundando o conhecimento sobre a realidade local e nacional. Também desenvolve ações a fim de despertar a consciência crítica, nos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.
Segundo o pesquisador do Nesp, professor Robson Sávio Reis, o trabalho é permanente. Nas práticas, estão incluídas articulação em rede dos grupos de fé e política, movimentos sociais e pastorais da Igreja; produção de material didático, como subsídios voltados para a formação política e realização de eventos que discutam as formas de participação e controle social com os poderes do Estado. Também se destacam a divulgação de boas práticas do exercício da política (por meio da mídia em geral); o assessoramento a grupos e pastorais sociais na criação ou ampliação das ações políticas no âmbito local e as atividades de monitoramento dos poderes públicos, entre outras.
Com o apoio do Nesp e a experiência adquirida ao longo dessa caminhada, os grupos de fé e política da Arquidiocese têm comprovado no dia a dia que a organização da sociedade em torno de objetivos comuns e princípios éticos pode fazer a diferença, mesmo num cenário de intrincados jogos políticos. Que é possível, com a união da comunidade transformar a realidade de um bairro, de uma região e, por consequência, de uma cidade. Trabalho que, certamente, também contribuirá para o aperfeiçoamento da classe política, por meio do amadurecimento do cidadão. Conheça exemplos de conquistas que resultaram da mobilização comunitária.
Paróquia Santa Margarida Maria Alacoque