Um dos santos mais populares do Brasil, Santo Antônio é conhecido como o “santo casamenteiro”. Mas você sabia que este santo português é sobretudo protetor dos pobres? É sobre a vida e santidade de Santo Antônio de Pádua, frei franciscano português, que trocou o conforto de uma família rica pela vida religiosa, que iremos conversar no 5º episódio da Live Geração Santa.
A Live será na próxima segunda-feira, 12 de junho, às 17h, e terá como convidado o frei Adilson Corrêa da Silva, pároco da Paróquia Santo Antônio, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte, e o jovem Pablo Henrique Teodoro, que faz parte da Comunidade Santo Antônio da Paróquia Todos os Santos, do bairro Providência, em Belo Horizonte.
Venha acompanhar conosco esta reflexão e descobrir como o exemplo e ensinamentos de Santo Antônio podem ser vivenciados pela juventude nos dias de hoje!
A Live Geração Santa será transmitida, ao vivo, pelos Canais do Youtube e Facebook da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Ative o lembrete e clique aqui para acompanhar.
Santo Antônio de Padúa
A caridade é a alma da fé, torna-a viva; sem amor, a fé morre
(Trecho de um dos sermões de Santo Antônio)
Protetor dos pobres, o auxílio na busca de objetos ou pessoas perdidas, o amigo nas causas do coração. Assim é Santo Antônio de Pádua, frei franciscano português, que trocou o conforto de uma abastada família burguesa pela vida religiosa.
Contam os livros que o santo nasceu em Lisboa e recebeu no batismo o nome de Fernando. Ele era o único herdeiro de Martinho, nobre pertencente ao clã dos Bulhões y Taveira de Azevedo. Sua infância foi tranquila até que resolveu optar pelo hábito escolhendo a ordem de Santo Agostinho.
Os primeiros oito anos de vida do jovem frei foram dedicados ao estudo. Até que encontrou com um grupo de franciscanos. O encontro, por acaso, numa das ruas de Coimbra marcou-o para sempre. Eles eram jovens diferentes, que traziam nos olhos um brilho desconhecido. Seguiam para o Marrocos, na África, onde pretendiam pregar a Palavra de Deus.
Depois de testemunhar a coragem dos jovens frades, Fernando decidiu entrar para a Ordem Franciscana e adotar o nome de Antônio, numa homenagem à Santo Antão. Assim, ele partiu para o Marrocos, mas logo após aportar no continente africano, Antônio contraiu uma febre, ficou tão doente que foi obrigado a voltar para a casa. Mais uma vez, o céu lhe reservava novas surpresas. Uma forte tempestade obrigou seu barco a aportar na Sicília, no sul da Itália. Aos poucos, recuperou a saúde e concebeu um novo plano: decidiu participar da assembleia geral da ordem em Assis, em 1221, quando conheceu São Francisco pessoalmente.
Santo Antônio era um orador inspirado. Suas pregações eram tão disputadas que chegavam a alterar a rotina das cidades, provocando o fechamento adiantado dos estabelecimentos comerciais.
De pregação em pregação, o santo chegou a Pádua. Lá, converteu um grande número de pessoas com seus atos e suas palavras. Santo Antônio morreu no dia 13, no convento de Santa Maria de Arcella, às portas da cidade que batizou de “casa espiritual”. Tinha apenas 36 anos de idade.
Graças a sua dedicação aos humildes, Santo Antônio foi eleito pelo povo o protetor dos pobres. Transformou-se num dos filhos mais amados da Igreja, um porto seguro a qual todos podem recorrer. Uma das tradições mais antigas em sua homenagem é, justamente, a distribuição de pães aos necessitados e àqueles que desejam proteção em suas casas.
Homem de oração, Santo Antônio se tornou santo porque dedicou toda a sua vida para os mais pobres e para o serviço de Deus.
Live Geração Santa
A partir do diálogo com padres, seminaristas, religiosos e com a juventude, a Live “Geração Santa” se dedica a um santo a cada mês, para refletir como os santos vivenciariam a juventude nos dias de hoje, com quais valores e princípios da vida contemporânea dialogariam e como o exemplo de vida e santidade deles pode ajudar a vivência cristã dos jovens nos dias atuais.
Os encontros são transmitidos, ao vivo, pelos Canais do Youtube e Facebook da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Veja os episódios da Live Geração Santa:
- Fevereiro: 1º episódio – Nossa Senhora de Lourdes: Clique aqui
- Março: 2º episódio – São José (Clique aqui)
- Abril : 3º episódio – São Jorge (Clique aqui)
- Junho: 4º episódio – Nossa Senhora de Fátima (Clique aqui)