Instrumento de Trabalho da 7ª APD é apresentado durante o Encontro Arquidiocesano de Pastoral

Ouça o conteúdo

A Catedral Cristo Rei acolheu, com alegria, o Encontro Arquidiocesano de Pastoral, na manhã desse sábado, 1º de novembro.

O especial momento de comunhão e muita esperança, presidido pelo nosso arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, juntamente com os bispos auxiliares: dom Nivaldo dos Santos Ferreira, dom Joel Maria dos Santos, dom Edmar José da Silva e dom José Otacio Oliveira Guedes, congregou grande assembleia de fiéis. Reuniu representantes das paróquias, como padres, leigos e jovens; membros dos Conselho Pastoral Arquidiocesano; integrantes dos Conselhos Pastoral das Regiões Episcopais; Vicariato Especial; diáconos permanentes, diáconos e esposas; seminaristas; membros da Comunidade Escolar do Colégio Santa Maria Minas; membros da Pastoral Universitária da PUC-Minas e representantes das Congregações Religiosas.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo partilhou especial mensagem sobre a bonita missão que é a de evangelizar, sublinhando que o Encontro Arquidiocesano de Pastoral é muito importante na vida da nossa Igreja:

“Dentro do nosso coração brota a gratidão. É a gratidão pela resposta, pelo compromisso missionário e pela colaboração de todos. Aqui, nós vamos lançar um olhar para um bonito e fecundo caminho percorrido e que ,ao mesmo tempo, possamos olhar para a frente, porque, neste encontro, iniciamos uma página fundamental da nossa 7ª APD. A força maior é a nossa comunhão orante. Nossa abertura à ação do Espírito Santo de Deus, para que Ele nos inspire”.

Durante o Encontro Arquidiocesano, foi apresentado aos participantes o Instrumento de Trabalho da 7ª Assembleia do Povo de Deus (APD) – fruto de escuta, experiências e discernimento pastoral. Neste documento está contida uma memória do caminho percorrido até aqui, de escuta, de experiências e onde estamos no presente, além da jornada a ser percorrida até a plenária da 7ª APD, em maio de 2026.

Padre Filipe Gouvêa, vigário Episcopal para Ação Pastoral da Arquidiocese de BH, recordou que as comunidades de fé já vivenciam a 7ª Assembleia do Povo de Deus, desde fevereiro deste ano, por meio do processo de escuta dos conselhos e comunidades de fé. “Esta terceira parte é a consolidação de todo este caminho que deve estar presente na formação dos consensos, alinhando os nossos corações para estarmos em sintonia e, assim, possamos escolher e viver aquilo a que somos chamados a partir da 7ª ADP”. E continuou sua reflexão afirmando que “precisamos alargar as tendas dos nossos corações, sendo capazes de acolher e cuidar de todos”.

Na oportunidade, também foram partilhadas pela equipe da Comissão de Elaboração do Vicariato Episcopal para Ação Pastoral (Veap), a fase de recepção, implementação, os pilares e os principais temas a serem trabalhados e também os caminhos de missão do Instrumento de trabalho da 7ª APD, com orientações sobre as assembleias pastorais que deverão acontecer nas paróquias, regiões episcopais e vicariatos especiais nos próximos meses.

Acompanhe, a seguir, na galeria de imagens, os momentos deste dia marcado pela unidade e pelo desejo de seguir evangelizando com renovado ardor, no caminho do Jubileu da Esperança em nossa Igreja-Mãe!

?Clique aqui e conheça o Instrumento de Trabalho da 7ª APD



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH