O Hospital Nossa Senhora de Lourdes, instituição sem fins lucrativos, que tem a Fundação Hospitalar Nossa Senhora de Lourdes, vinculada à Arquidiocese de Belo Horizonte, como mantenedora, é o responsável por 80% dos atendimentos em saúde dos municípios de Nova Lima, Raposos e Rio Acima, localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Instalado em Nova Lima, o hospital é referência no atendimento de casos de média complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para mais de 120 mil habitantes, em sua maioria carentes. O local é o único a oferecer atendimento em várias especialidades, como pneumologia e hemodiálise, sendo também o único hospital público da região a ter maternidade.
Em 2012, 7.949 pessoas foram atendidas, das quais, 5,5 mil pelo SUS. O hospital contabilizou 509 internações, 279 sessões de fisioterapia, 276 cirurgias, 1.075 sessões de hemodiálise. Trabalho realizado por 500 profissionais, 200 deles da área médica e de enfermagem.
Em 2012, a instituição, vinculada à Arquidiocese de Belo Horizonte, passou por reformas em sua estrutura, dando mais segurança e agilidade na prestação de serviço aos pacientes. A Clínica Médica foi reestruturada, sendo implantados, também, sistema para a classificação de risco, organização do tempo de espera, além da melhoria do espaço físico. Novos equipamentos também foram adquiridos para a sala de urgência do CTI e para a realização de cirurgias ortopédicas e de vesícula.
Pastoral da Saúde
“O hospital contabilizou 7.949 atendimentos, dos quais, 5,5 mil pelo SUS. Foram 509 internações, |
Promover, cuidar e celebrar a vida, levando o Evangelho e a esperança às pessoas acamadas que sofrem por alguma enfermidade, seja ela física, psíquica, social ou espiritual. Essa é a missão principal da Pastoral da Saúde.
Para tanto, em 2012, foram promovidas diversas atividades, entre elas, 25 cursos de formação missionária dos agentes em toda a Arquidiocese, a participação no Congresso Nacional da Pastoral da Saúde, 16 mil visitas a 84 hospitais públicos e privados de Belo Horizonte, e aproximadamente 850 trabalhos desenvolvidos por voluntários na divulgação dos programas e do direito ao atendimento gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), participação nas definições das diretrizes nas secretarias de saúde, além da fiscalização de ações e serviços públicos, como a doação de remédios, e materiais de locomoção para os deficientes, como cadeiras de rodas e muletas.
Casa de Apoio Nossa Senhora da Conceição
Mais do que um abrigo, uma verdadeira casa, com toda infraestrutura para atender quem dela precisa. Os cômodos incluem salas de fisioterapia, informática, refeitório, rampas de acesso a deficientes físicos e cadeirantes, salas para atendimento psicológico e médico e para atendimento de cuidadores, além de quartos grandes e adaptados para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade social, que convivem com o vírus HIV/Aids. Assim funciona a Casa de Apoio Nossa Senhora da Conceição, um projeto do Vicariato para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio da Providência Nossa Senhora da Conceição, que conta com o auxílio do Núcleo de Apoio à Saúde e da Pastoral da Aids, além da parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo do Estado de Minas Gerais.
A proposta é a de recuperar a saúde dos pacientes que chegam com quadro debilitado, encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ressocializá-los para que possam retornar às suas atividades e até voltar a viver com a família.
A Arquidiocese de Belo Horizonte é referência no atendimento às pessoas em situação de emergência que estão com a doença. No Estado, são disponibilizados 50 leitos destinados a moradores pobres com HIV/Aids, sendo 30 deles oferecidos somente na Casa de Apoio.