Frei Eduardo Vely indica livro que ensina sobre a alegria franciscana

No mês em que celebramos São Francisco de Assis e também os 800 anos do recebimento  dos estigmas de Cristo, frei Eduardo Vely, OFM, da Paróquia São Francisco das Chagas, no Bairro Carlos Prates, nos traz uma inspiradora indicação de leitura: Francisco, o Irmão sempre alegre, escrito pelo frei Jorge Hartmann, também da Ordem dos Frades Menores.

Frei Eduardo leu a obra pela primeira vez, em 2008, no seu despertar vocacional, mas até hoje a traz como livro de cabeceira. “O autor descreve com bom humor, simplicidade e santidade, a vida de São Francisco e dos seus primeiros companheiros, mostrando como é bom e leve, poder servir a Deus”, sublinha frei Eduardo, recordando que a alegria franciscana é uma marca muito forte do carisma.

Frei Eduardo, que é um estudioso do franciscanismo, da sua espiritualidade e do seu carisma, recorda que o livro traz uma leitura acessível a todos. Ao longo das páginas, o leitor percebe que servir a Deus é um caminho para todos e, uma missão, que pode ser vivida com alegria e bom humor:  “Mesmo durante os ‘perrengues’, enfrentados em sua caminhada, os frades franciscanos souberam vencer os desafios, com essa dose de alegria.  Francisco, o Irmão sempre alegre, é uma leitura simples, mas muito profunda”, observa.