Frater Henrique apresenta o livro “Misericórdia: o coração pulsante do Evangelho”

Frater Henrique José Matos

“Misericórdia: o coração pulsante do Evangelho” é o título do mais recente livro de frater Henrique Cristiano José Matos – com prefácio assinado pelo reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Joaquim Mol – que será apresentado pelo autor  nesta quinta-feira, dia 29 de setembro, às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora Rainha. Frater Henrique também vai ministrar palestra sobre o tema. O evento tem entrada franca e será realizado no Salão Paroquial (Rua Modesto Carvalho Araújo, 227, Belvedere). Informações: (31) 3286-3034.

O objetivo fundamental da obra, segundo o religioso, é contribuir para o aprofundamento do ano extraordinário da misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, mostrando que a misericórdia é a essência da mensagem evangélica.

Com o intuito de situar o leitor, logo no início, o livro traz o conceito da misericórdia. O primeiro capítulo mostra em que tipo de sociedade se vive hoje, seus mecanismos de funcionamento e contextualiza a mensagem evangélica na atualidade. Nos capítulos seguintes, Frater Henrique propõe reflexões sobre os seguintes temas: A misericórdia na Bíblia, A prática da misericórdia – como ser misericordioso -; Uma igreja de misericórdia – uma igreja samaritana; Maria mãe de misericórdia; Dois protagonistas da misericórdia: São Vicente de Paulo e Santa Teresa de Lisieux.

Conforme explica o religioso, misericórdia “refere-se, mais diretamente, à compaixão, ao ‘compartilhar’ a dor daqueles que sofrem, pelo fato de se encontrarem em situações de pobreza, vulnerabilidade, marginalidade ou exclusão. Ultrapassa a perspectiva apenas antropológica”.

O livro “Misericórdia: o coração pulsante do Evangelho” tem 326 páginas e seis capítulos. As pessoas que desejarem podem adquiri-lo pela internet no endereço www.livraria.olutador.org.br ou na livraria da editora – Praça Padre Júlio Maria, nº1 – bairro Planalto.

Sobre o autor

Frater Henrique Matos é membro da Congregação dos Fráteres de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia; pesquisador da História da Igreja; professor da PUC Minas por mais de 30 anos; um dos fundadores do Instituto São Tomás de Aquino (ISTA) e criador do Centro de Atendimento ao Preso, do APC (Apoio à Pastoral Carcerária) nas unidades prisionais de São Joaquim de Bicas.