Fortaleça seu amor

Fortaleça seu amor. Esta frase não é de minha autoria, mas é um lema convite utilizado por um movimento da nossa Igreja que se baseia em espiritualidade e vivência de diálogo para casais e padres em relacionamento e vocação, segundo seus sacramentos matrimonial ou de ordem.

“Fortaleça seu amor” me remete à plena humanidade e plena liberdade como oportunidade de escolha de vida: fortalecidos pelo amor, no amor e para o amor. Fortalecer o amor é uma resposta de engajamento ao amor vocacionado do Senhor que está aqui, ao lado, marcado pela paixão e comprometido com o bem do ser humano no plano geral em  relacionamento pessoal com cada um que o reconheça e o ame. Cativados pelo amor vamos nos encaminhando e nos confirmando na realidade do amor segundo a fé Cristã: amor é vocação, amar é escolha.

Conforme Coríntios, o amor, face mais grandiosa do agir de Deus, é também prova de humanização e maturidade do Cristão, seguidor convicto de Cristo. A verdade, o empenho e o compromisso são nuances e características desta vida e deste caminho decidido na fé, pelo amor.

Fortaleço meu amor para que vejam as boas obras e louvem o autor verdadeiro de toda boa obra, o Pai que está nos céus

Aqui nos deparamos com aquele passo em que os noivos decidem viver juntos seu amor. Construir um patrimônio, não somente material, mas todo patrimônio vital e essencial para a família que brota na sua vocação ao amor e pelo amor, vivida. Talvez isto deva ser ressaltado e vivenciado nos encontros para noivos e também em outras preparações para  os sacramentos, na Igreja.

“Fortaleça seu amor” me coloca neste meu lugar de singeleza e fragilidade. Do padre como homem de sentimento, humano, humanizado e humanizador pela fé e o amor. Deparo-me no traçado mais profundo do nosso caminho: sofro e choro, mas não deixo de levantar as mãos para o céu, sacudir a poeira e recomeçar. Sofro e choro porque assim deve brilhar minha luz, como vela que se consome em boas obras de aquecer e iluminar.

Porque assim posso fazer, fortaleço meu amor para que vejam as boas obras e louvem o autor verdadeiro de toda boa obra, o Pai que está nos céus (cf.Mt 5,16)

Pe. Antônio Luzia Ferreira
Pároco Solidário da Paróquia  Santa Catarina Labouré