Você está em:

Formatura: Jovens Guardiões do Patrimônio recebem certificados na Assembleia Legislativa

Jovens que integram o curso Guardiões do Patrimônio Cultural, promovido pela Arquidiocese de Belo Horizonte, vivenciam nesta quarta-feira, 2 de agosto, às 16h, na Assembleia de Minas, especial  momento de formatura. Com aulas teóricas e práticas, os jovens são preparados para proteger o patrimônio histórico e cultural de Belo Horizonte. Estarão presentes na cerimônia de formatura os bispos da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Joel Maria e dom Nivaldo dos Santos e o presidente da Comissão de bens culturais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo da diocese de Divinópolis, dom Geovane Luís.

O curso Guardiões do Patrimônio é uma oportunidade para jovens entre 15 e 25 anos. O objetivo do projeto é propiciar às novas gerações o cuidado com os bens culturais e os princípios do bem viver, bem como capacitar jovens para que possam atuar em rede, criando, semeando e cultivando soluções para suas próprias comunidades. Os jovens têm acesso gratuito às aulas, a todo o material de estudos e ainda recebem uma bolsa durante 6 meses para auxiliá-los durante o período do curso. Turmas formadas anteriormente foram preparadas para serem guardiãs do patrimônio de Belo Horizonte e de cidades históricas da Região Metropolitana.

Preservação do patrimônio

A ação educativa, aprovada na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, tem o objetivo de atuar para a formação civil e cidadã de jovens sobre a importância da preservação do patrimônio cultural tangível e intangível de Belo Horizonte. No curso, os jovens receberam conteúdos como Cultura Cidadã e Patrimônio Cultural; Agentes de Deterioração; Cotidiano e Práticas de Conservação; e Empreendedorismo Social e Cultural.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH