Folia de Reis de Paracatu de Baixo visita comunidade do Morro do Papagaio

O Museu de Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu) reúne a Comunidade do Morro do Papagaio e  o Grupo da Folia de Reis de Paracatu de Baixo, durante encontro na Capela Maria Estrela da Manhã, Vila Estrela, no domingo, dia 10 de dezembro às, 15h30.

Paracatu de Baixo é subdistrito de Monsenhor Horta, município de Mariana, e uma das localidades atingidas pelo rompimento da barragem da Samarco, ocorrido há dois meses.

Essa será uma importante oportunidade de celebrar a preservação do patrimônio cultural das duas comunidades, que, diante das profundas transformações de seus territórios, paisagens e ritmos de vida, mantêm a salvaguarda de suas memórias e valores culturais.

Os moradores das cinco vilas que integram o Aglomerado Santa Lúcia já fizeram uma homenagem aos atingidos pela lama da barragem, criando presépios, com detalhes em barro em cada uma das capelas da Paróquia Nossa Senhora do Morro. Agora, pessoalmente, o grupo da Folia de Paracatu poderá admirar, de perto, esse trabalho.

José do Patrocínio de Oliveira, seu Zezinho, está à frente da Folia há mais de 50 anos.
Nem mesmo a perda de sua casa, de todos os seus bens e dos instrumentos da Folia, o fizeram desistir de manter a tradição de sair com o grupo no dia 25 de dezembro, visitando os presépios das comunidades.  Com outras pessoas de Mariana conseguiu junto à mineradora  novos instrumentos e o transporte para que a tradição não fosse interrompida.

Assim, o grupo leva ao Muquifu e à comunidade do Aglomerado, uma mensagem de esperança e de exemplo na luta pela preservação da memória, identidade e valores culturais.

No domingo, a chegada do Grupo da Folia de Reis de Paracatu de Baixo, com o canto tradicional, que pede permissão para entrar e visitar o presépio, contagiará toda a comunidade com sua esperança e força. E o grupo de Folia de Reis que já existiu no Morro, sob a liderança do morador Raimundo Pereira de Jesus e que cedeu  seus instrumentos e adornos para a exposição “Meu reino sem folia”, no salão comunitário ao lado da Capela, poderá buscar inspiração nos cantos que serão ouvidos na tarde de domingo, entoados pelo grupo de Paracatu.

SERVIÇO:
Apresentação do Grupo da Folia de Reis de Paracatu de Baixo