Foco Roubado, do escritor e jornalista britânico Johann Hari, se tornou um best seller em países da Europa, América do Norte e no Brasil, especialmente pelo conteúdo contemporâneo. O livro, indicação da semana da professora Elaine Cecília de Lima Oliveira, coordenadora pedagógica geral do Colégio Santa Maria Minas, trata em cinco eixos temas centrais da vida moderna.
O jornalista britânico costuma dizer que seus livros nascem de uma pergunta. “Cada livro que escrevo nasce de uma pergunta que quero investigar e responder para mim mesmo. Por que tantos de nós temos dificuldade em prestar atenção e como podemos recuperar o nosso funcionamento cerebral?”. Segundo o próprio Hari descreve, essa foi sua motivação para a pesquisa que deu origem à obra Foco Roubado.
No ano que a chegada da internet ao Brasil completa 30 anos, a professora Elaine Oliveira considera ser uma questão primordial uma reflexão cuidadosa sobre a atenção, tema que está relacionado com a nossa atividade cerebral. O exercício é também um convite para pensarmos formas saudáveis de lidar com a tecnologia, especialmente políticas públicas que conduzam a esse objetivo. Professora Elaine destaca alguns trechos marcantes do livro, onde o autor descreve a forma como os dispositivos multimidia roubam a atenção e o foco a partir de um excesso de busca de informação, o que nos leva a dormir menos, a perder a capacidade da leitura profunda, a perder a capacidade da contemplação, recebendo em troca um bombardeio de informações que podem produzir impactos graves na saúde mental. Os caminhos para lidar positivamente com as novas tecnologias são múltiplos e exigem atenção de todos os setores. “Ao ler esse livro, percebi que no Colégio Santa Maria Minas estamos no caminho certo, desenvolvendo projetos e plataformas que levam ao retorno, com qualidade, às capacidades que estão sendo perdidas”, observa.
O livro Foco Roubado: Por que você não consegue prestar atenção“ recebeu diversos prêmios e citações como melhor livro do ano, por instituições e plataformas como Amazon.