Fiéis têm até o dia 20 para fazer suas orações na Porta Santa da Misericórdia

Dom Walmor na abertura da Porta Santa, no Santuário Nossa Senhora da Piedade

Milhares de peregrinos de diversos lugares da Capital Mineira e da Região Metropolitana de Belo Horizonte  já fizeram suas orações e atravessaram a Porta Santa,  recebendo indulgência plenária conforme decreto do Papa Francisco que instituiu o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, no período de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016, com o tema “Misericordiosos como o Pai”.

Segundo o Papa Francisco, a misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado. “Há momentos em que somos chamados, de maneira mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos, nós mesmos, sinais eficazes do agir do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes” – disse o Papa .

Na celebração do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, dez lugares especiais de peregrinação da Arquidiocese de Belo Horizonte receberam a Porta Santa, dentre eles, a Ermida da Padroeira de Minas Gerais- Santuário Nossa Senhora da Piedade e a Tenda Cristo Rei, onde está sendo construída a Catedral Cristo Rei.

Dom Walmor recorda que peregrinar a um dos lugares que recebem a Porta Santa, buscar o Sacramento da Reconciliação, recitar a oração do Credo e rezar pelas intenções do Papa Francisco é o caminho para se alcançar as graças no Jubileu da Misericórdia.

O Arcebispo explica que o objetivo do Jubileu “é incentivar cada um dos fiéis a colocar Cristo no centro de suas vidas, porque só Ele é capaz nos mostra Deus – Pai Misericordioso”. De acordo com dom Walmor, cada pessoa deve buscar a verdadeira alegria que nasce da esperança. “Essa alegria é a certeza de que Deus está conosco e, apesar das muitas dificuldades, não seremos derrotados”, afirma.

Porta Santa – Lugares para peregrinações na Arquidiocese de Belo Horizonte:

Belo Horizonte

– Tenda Cristo Rei