Dom Walmor na abertura da Porta Santa, no Santuário Nossa Senhora da Piedade |
Milhares de peregrinos de diversos lugares da Capital Mineira e da Região Metropolitana de Belo Horizonte já fizeram suas orações e atravessaram a Porta Santa, recebendo indulgência plenária conforme decreto do Papa Francisco que instituiu o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, no período de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016, com o tema “Misericordiosos como o Pai”.
A partir de domingo, dia 13 de novembro, a Porta Santa, nas diversas igrejas e santuários da Arquidiocese de BH, será fechada, ritual que se encerra no dia 20 de novembro, quando a Igreja celebra a Festa de Cristo Rei. Uma programação especial, com Missas e confissões, foi preparada para receber os fiéis na Tenda Cristo Rei, situada no bairro Juliana, às margens da Avenida Cristiano Machado, onde está sendo construída a Catedral Cristo Rei. Os fiéis terão até o dia 20 para fazer suas orações na Porta Santa da Misericórdia. (Confira aqui os locais que receberam a Porta Santa, na Arquidiocese de BH)
Segundo o Papa Francisco, a misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado. “Há momentos em que somos chamados, de maneira mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos, nós mesmos, sinais eficazes do agir do Pai. Foi por isso que proclamei um Jubileu Extraordinário da Misericórdia como tempo favorável para a Igreja, a fim de se tornar mais forte e eficaz o testemunho dos crentes” – disse o Papa .
Na celebração do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, dez lugares especiais de peregrinação da Arquidiocese de Belo Horizonte receberam a Porta Santa, dentre eles, a Ermida da Padroeira de Minas Gerais- Santuário Nossa Senhora da Piedade e a Tenda Cristo Rei, onde está sendo construída a Catedral Cristo Rei.
Dom Walmor recorda que peregrinar a um dos lugares que recebem a Porta Santa, buscar o Sacramento da Reconciliação, recitar a oração do Credo e rezar pelas intenções do Papa Francisco é o caminho para se alcançar as graças no Jubileu da Misericórdia.
O Arcebispo explica que o objetivo do Jubileu “é incentivar cada um dos fiéis a colocar Cristo no centro de suas vidas, porque só Ele é capaz nos mostra Deus – Pai Misericordioso”. De acordo com dom Walmor, cada pessoa deve buscar a verdadeira alegria que nasce da esperança. “Essa alegria é a certeza de que Deus está conosco e, apesar das muitas dificuldades, não seremos derrotados”, afirma.
Porta Santa – Lugares para peregrinações na Arquidiocese de Belo Horizonte:
Belo Horizonte
– Tenda Cristo Rei
Av. Cristiano Machado, 11910 – Bairro Juliana
– Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz
Paróquia Sagrados Corações
Rua Padre Eustáquio, S/Nº – Bairro Padre Eustáquio. Informações: 3462.6557
– Santuário Nossa Senhora da Conceição
Rua Além Paraíba, 152 – Bairro Lagoinha. Informações: 3422.6966
– Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua
Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem
Rua Sergipe, 175 – Bairro da Boa Viagem. Informações: 3222.2361
– Santuário São Paulo da Cruz
Praça Domingos Gatti, S/Nº – Barreiro de Baixo. Informações: 3384.1794
– Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu
Rua Macaé, 629 – Bairro da Graça. Informações: 2526.4164 / 2526.4648
– Paróquia São Geraldo, no Bairro São Geraldo
Avenida Itaité, 530 – Bairro São Geraldo. Informações: 3487-1614
Brumadinho
– Paróquia São Sebastião
Av. Barão do Rio Branco, 165 – Centro. Informações: 3571.1437
Caeté
– Santuário Nossa Senhora da Piedade
Serra da Piedade, S/Nº. Informações: 3651.6335
Confins
– Santuário Tabor da Liberdade
Rua Nazires Queiroz Lara, 230. Informações: 3484.5948 / 3686.0245
Sabará
– Santuário Santo Antônio
Praça da Igreja, S/Nº – Roça Grande. Informações: 3671.1435