Um dia especial, que ficará guardado na memória. Fiéis da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na histórica Sabará, reencontram na manhã do dia 8 de dezembro, a imagem de São José de Botas, desaparecida há 77 anos da Matriz, durante a Semana Santa de 1947. A solenidade de apresentação da imagem, acontece durante a Santa Missa, em honra a Nossa Senhora da Conceição. A imagem foi localizada em um site de leilões, no Rio de Janeiro, assim como a imagem de Nossa Senhora do Carmo que, recentemente, retornou à Paróquia do Rosário, em Sabará, tendo sido encontrada em São Paulo.
De grande devoção dos fiéis e peregrinos, São José de Botas ficava, à época, no nicho lateral do altar estilo Dom João V, na sala usada como Capela do Santíssimo Sacramento. Na realidade, como recorda o historiador José Bouzas, esta sala era anteriormente, uma Capela Mortuária, onde se velavam os fiéis. “A imagem não é como as comuns de São José de Botas, calçadas com botas de coturno à altura do joelho e o chapéu tricórnio (de três pontas) sobre a cabeça”, sublinha o historiador, explicando que trata-se de uma escultura do período barroco, de 55 centímetros de altura, dourada e policromada, calçada com botas que não chegam ao joelho. “O chapéu também não é tricórnio, mas sim, lembra um “sombrero” mexicano, redondo, dependurado atrás do pescoço”, descreve Bouzas.
A imagem seria, provavelmente, das primeiras do acervo da igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, talvez de origem espanhola. “Era comum na época, imagens dos santos serem trazidas nos “embornais” dos bandeirantes, no início do povoamento das Minas”, diz José Bouzas.
Por causa do tempo passado em diversas mãos, a peça sacra será submetida a processo de restauração. A imagem de São José de Botas será entregue à Paróquia pelo Ministério Público de Minas Gerais, no próximo domingo, dia de Nossa Senhora da Conceição, às 10h, durante a Santa Missa Solene.