Fiéis participam de celebrações do Dia de Finados

Milhares de fiéis participaram das celebrações do Dia de Finados neste sábado, dia 2. No Cemitério da Paz, bairro Caiçara, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, presidiu a Celebração Eucarística das 8h.

Durante a celebração, dom Joaquim Mol falou sobre a importância de estar reunidos pelos laços de amizade, vivendo a experiência de Deus e lembrar daqueles que fizeram parte da história de cada um. “O que mais nos consola nesse momento é a palavra de Deus, que nos diz: ‘Vi um novo céu e uma nova terra, onde Deus enxugará as nossa lágrimas’. Por meio da vida justificado pela Eucaristia, encontraremos a nossa esperança. Não fiquem demasiadamente tristes, pois a esperança em Jesus Cristo nos transforma”.

Dom Joaquim Mol também disse que há três sentidos nesse momento: “Acretitar na misericórdia de Deus através da sua Graça; Manifestar a fé, a esperança de salvação no Cristo e na saudade transformada em esperança; Reavivar a memória, trazendo o sentimento da saudade que é bom, pois sentimos saudades do que amamos, relembrando todos os ensinamentos que a pessoa nos deixou. Esse é o maior exemplo de amor. Que possamos viver esses ensinamentos nos dias de hoje”.

O bispo agradeceu a presença de todos que, com o gesto simples da visita, prestaram uma homenagem aos fiéis falecidos. E disse: “Quero pedir a cada um que plante no coração dos mais novos, dos jovens, a semente de lembrar desse momento e prestar essa homenagem aos que faleceram, mas deixaram uma história”.

Em Belo Horizonte e região metropolitana, mais de 300 mil pessoas devem visitar os cemitérios neste final de semana.

Mensagem do arcebispo dom Walmor Olivera de Azevedo

Imprensa: