Dia de São José Operário: fiéis participam da Missa do Trabalhador na Praça da Cemig, em Contagem

A Praça da Cemig, em Contagem, ficou repleta de fiéis que se reuniram neste dia 1° de maio, dia de São José Operário, para celebrar em comunhão a 47ª Missa do Trabalhador. A celebração Eucarística foi presidida por dom Nivaldo dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, e concelebrada pelos padres da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida(Rensa). A Missa também marcou o importante retorno da tradicional Celebração à Praça, após a pandemia.

Em sua homilia, dom Nivaldo saudou a todos e agradeceu a presença dos religiosos e religiosas e das comunidades de fé da Rensa, em especial, dos representantes das pastorais sociais que se dedicam a trabalhar pelos direitos e melhores condições de vida dos pobres. “Os trabalhadores e as trabalhadoras, membros dos movimentos pastorais das paróquias da nossa Região, desde a época de sua fundação têm vivenciado essa liturgia como um espaço para partilhar a esperança e a fé. Também para cultivar a espiritualidade e trazer as suas necessidades. Assim, o aspecto que vale ser ressaltado nesta Eucaristia, em honra a São José Operário, é o retorno da nossa manifestação pública de fé, com a presença de todos vocês aqui, povo querido de Deus, neste dia de retomada, com expressiva e significativa presença neste momento tão importante”, sublinhou.

Também em sua mensagem para o dia do Trabalhador, dom Nivaldo recordou uma fala do Papa Francisco que nos diz: “Trabalho quer dizer dignidade, trabalho significa trazer o pão para casa, trabalho quer dizer amar!”. Dom Nivaldo ainda citou trechos da mensagem dos bispos do Brasil partilhada ao povo brasileiro, durante a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na última semana em Aparecida (SP).

Acompanhe, a seguir, os registros desse bonito encontro de comunhão e fé do povo de Deus, em honra a São José Operário:

47ª Missa do Trabalhador (Fotos: Renata Cristina/Pascom Rensa)