Os fiéis são convidados a participar de Missas dedicadas à memória do bem-aventurado Padre Eustáquio – 80 anos de seu falecimento – nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, no Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz, no bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte. Durante todo o dia, são esperadas cerca de 25 mil pessoas, que poderão participar de Missas, Adoração ao Santíssimo Sacramento e Oração do Santo Terço.
Missas serão celebradas às 6h, 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h. Às 19h, será celebrada a Santa Missa, seguida de procissão luminosa.
Este ano, um grupo de 12 pessoas, parentes de Padre Eustáquio, participarão das festividades em Belo Horizonte. Sobrinhos, primos-netos e sobrinhos-netos participam da festa.
Outra presença importante é a do Postulador-Geral da Causa, padre Andrzej Lukawski, ss.cc. O religioso que representa a Causa de Canonização de Padre Eustáquio junto à Santa Sé, participará da Missa das 19h.
Inauguração do Museu de Padre Eustáquio
Também no dia 30 de agosto, às 8h30, o Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz inaugura o Museu Padre Eustáquio, no Centro Cultural Ação Social Padre Eustáquio (ASPE) – anexo à Igreja.
As Missas e a inauguração do Museu Padre Eustáquio serão transmitidas, ao vivo, pelo Canal Padre Eustáquio no YouTube (Clique Aqui).
O Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz fica na Rua Padre Eustáquio, 2.405 – bairro Padre Eustáquio – Belo Horizonte.
Biografia
Padre Eustáquio nasceu na Holanda no dia 3 de novembro de 1890. Filho de uma família muito católica, desde cedo desejou ser padre. Foi um dos três primeiros padres da Congregação dos Sagrados Corações enviados ao Brasil.
A localidade de Água Suja (hoje Romaria), no interior de Minas, foi o primeiro campo pastoral de Padre Eustáquio, onde permaneceu por 10 anos. Em abril de 1942, foi enviado para Belo Horizonte com a missão de cuidar da Paróquia São Domingos, recém-criada. A matriz provisória funcionava na capela Cristo Rei, Vila Celeste Império.
No dia 16 de maio de 1943, abençoou a pedra fundamental do atual Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz, conhecido como Igreja do Padre Eustáquio, no bairro Padre Eustáquio. Faleceu no dia 30 de agosto daquele ano. Sua partida comoveu toda a cidade de Belo Horizonte.
Beatificação
Desde que o Papa São João Paulo II, no dia 12 de abril de 2003, reconheceu a heroicidade das virtudes de Padre Eustáquio, inscrevendo o nome do religioso na lista dos Veneráveis Servos de Deus, o processo de Beatificação ganhou um novo passo, o de apresentar um milagre para que o sacerdote fosse reconhecido pela Igreja e declarado Bem-Aventurado pela Santa Sé.
Esse milagre foi constatado com a cura de um câncer, por intercessão de Padre Eustáquio, em benefício do padre Gonçalo Belém, de Belo Horizonte, fato comprovado cientificamente.
O processo de Beatificação de Padre Eustáquio concluiu-se com a grande solenidade da Festa de Corpus Christi, em Belo Horizonte, no dia 15 de junho de 2006, no Mineirão.