Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz: fiéis celebram dia dedicado ao Bem-Aventurado Eustáquio

Milhares de fiéis participaram de Missas, novena e orações no Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz, durante a celebração da Festa de seu Padroeiro, o Bem-Aventurado Padre Eustáquio. A A festa, realizada de 21 de agosto a 2 de setembro. AS maior presença de devotos ocorre, vtodos os anos, no dia 30 de agosto, data dedicada ao Beato Eustáquio.
Nesse dia, o arcebispo, dom Walmor, presidiu Celebração Eucarística às 20h, com a presença de familiares de Padre Eustáquio que vieram da Holanda.

Padre Eustáquio

O Bem-aventurado Eustáquio, mensageiro da Saúde e da Paz, nasceu na Holanda, no dia 3 de novembro de 1890, sendo ordenado sacerdote na Congregação dos Sagrados Corações em 1919.

Chegou ao Brasil em maio de 1925, e no mesmo ano já realizava um importante trabalho evangelização, em Água Suja, atual cidade de Romaria, no triângulo Mineiro. Visitava os doentes, distribuía roupas e alimentos aos necessitados, e amparava as famílias. Em 1935, padre Eustáquio foi pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Poá-SP, no período de 1935 a 1941 onde também desenvolveu um notável trabalho pastoral.

Em 1942 padre Eustáquio chega a Belo Horizonte para assumir a Paróquia São Domingos. Já em
maio de 1943 apresentou à comunidade a maquete da futura Matriz. Foram 16 meses de intenso apostolado, junto a uma multidão de fiéis que buscavam sua intercessão para alcançar graças. Incansável, realizou inúmeras atividades nas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte como retiros, conferências e confissões.

Morreu em 30 de agosto de 1943. Padre Eustáquio foi beatificado, em Belo Horizonte, pelo Cardeal José Saraiva Martins, em 15 de junho do ano 2006.