Você está em:

Dom Walmor celebra a Eucaristia e abençoa a pedra fundamental do memorial dedicado a monsenhor Domingos

O arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo celebrou a Eucaristia e abençoou a pedra fundamental do Memorial dedicado ao monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, no Recanto Monsenhor Domingos, aos pés da Serra da Piedade, em Caeté (MG), na manhã deste domingo.

A Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, fundada por monsenhor Domingos, preparou uma programação especial para celebrar a memória do sacerdote, falecido há 100 anos.

Já está no Vaticano o processo de beatificação do sacerdote, que se notabilizou também por manter um educandário dedicado a acolher crianças, filhas de escravos, libertas pela Lei do Ventre Livre.

As primeiras alunas do monsenhor Domingos decidiram ajudá-lo com a sua obra, dando início à Congregação Religiosa que, ainda hoje, dedica-se a evangelizar a partir da educação. Dentro da programação especial para celebrar a memória do Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, alunos das instituições mantidas pelas religiosas, em diferentes estados do Brasil, uniram-se para peregrinar e dedicar homenagens ao Servo de Deus. Os estudantes visitaram famílias de Caeté e também participaram de Missa no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais.

O jornal Estado de Minas, edição de sábado, 24 de agosto, destacou amplamente a programação especial dedicada à memória do monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro. Veja:

 

Monsenhor Domingos – Evangelista da Piedade

Nascido em Caeté, no dia 21 de julho de 1843, monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro dedicou sua vida ao cuidado com os pobres e à evangelização. O seu legado permanece vivo, no trabalho missionário das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, a Congregação fundada por Monsenhor Domingos que faleceu em 6 de março de 1924.

Conhecido como o Evangelista da Piedade, monsenhor Domingos  viveu o despertar de sua vocação para o sacerdócio durante suas peregrinações ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, no século 18. Depois de ser ordenado padre, tornou-se guardião do Santuário e criou, aos pés da Serra da Piedade, o educandário que acolhia filhas de escravos. Para ajudar no cuidado das crianças e do Santuário, monsenhor Domingos fundou a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, hoje presente em diversos estados brasileiros, com iniciativas voltadas para o campo da educação. Atualmente, as religiosas também continuam a se dedicar ao Santuário Basílica da Padroeira de Minas Gerais, trabalhando na acolhida de peregrinos.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH