Dia de Padre Eustáquio: Dom Walmor envia mensagem especial e fiéis celebram o Bem-Aventurado – até 30 de agosto

Fiéis e comunidades de fé celebram a Festa do Bem-Aventurado Padre Eustáquio, no dia 30 de agosto. As comemorações começaram no início do mês, no Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz . Peregrinos irão vivenciar momentos de oração, Missas, Novenas e Procissões. Toda a programação será transmitida pelo Canal Padre Eustáquio no YouTube. Nosso arcebispo, dom Walmor, envia especial mensagem, sublinhando que os dons da saúde e da paz são preciosos e precisam ser cotidianamente cuidados, pois alicerçam o bem viver. “Para que esses dons sejam cultivados precisamos viver à luz da fé, a exemplo do Bem-Aventurado Padre Eustáquio”, recorda o Arcebispo.

Acompanhe a especial mensagem de dom Walmor e participe conosco da Festa do Padre Eustáquio.

Biografia

Padre Eustáquio nasceu na Holanda no dia 3 de novembro de 1890. Filho de uma família muito católica, desde cedo desejou ser padre. Foi um dos três primeiros padres da congregação dos Sagrados Corações enviados ao Brasil.

A localidade de Água Suja (hoje Romaria), no interior de Minas, foi o primeiro campo pastoral de padre Eustáquio, onde permaneceu por 10 anos. Em abril de 1942 foi enviado para Belo Horizonte com a missão de cuidar da Paróquia São Domingos, recém-criada. A matriz provisória funcionava na capela Cristo Rei, Vila Celeste Império.

No dia 16 de maio de 1943 lançou a pedra fundamental da atual Igreja dos Sagrados Corações, conhecida como Igreja do Padre Eustáquio, no bairro Padre Eustáquio. Em 30 de agosto do mesmo ano veio a falecer. Sua partida comoveu toda a cidade de Belo Horizonte.

Beatificação

Desde que o Papa São João Paulo II, no dia 12 de abril de 2003, reconheceu a heroicidade das virtudes de Padre Eustáquio, inscrevendo o nome do religioso na lista dos Veneráveis Servos de Deus, o processo de Beatificação ganhou um novo passo, o de apresentar um milagre para que o sacerdote fosse reconhecido pela Igreja e declarado Bem-Aventurado pela Santa Sé.

Esse milagre foi constatado com a cura de um câncer, por intercessão do Padre Eustáquio, em benefício do padre Gonçalo Belém, de Belo Horizonte, fato comprovado cientificamente.

O processo de Beatificação de Padre Eustáquio concluiu-se com a grande solenidade da Festa de Corpus Christi, em Belo Horizonte, no dia 15 de junho de 2006, no Mineirão.

O Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz fica na Rua Padre Eustáquio, 2.405, no bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte.

Confira a programação completa da Festa do Padre Eustáquio:

17h – Missa

Participação do Coral Pequenos Cantores dos Sagrados Corações de Carmópolis de Minas-MG.

7h e 8h30 – Missas e Novenas

10h – Missa e Novena

Participação dos Peregrinos da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, Poá-SP

13h – Procissão motorizada com a imagem do Beato Padre Eustáquio pelas ruas do bairro

17h – Missa e Novena

Participação da Vida Religiosa e do Coral Gregoriano de Belo Horizonte

Participação de Seminaristas Diocesanos, formandas e formandos religiosos

Participação da Paróquia N. Sra Auxiliadora – Carmelitas Descalços

Participação da Paróquia São Francisco das Chagas – Franciscanos

19h – Missa e Novena

Participação do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia (Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem) – Sacramentinos

8h às 16h – Doe sangue, salve vidas. Posto especial para coleta externa de sangue no Santuário, com agendamento prévio. Ação solidária em parceria com a Hemoservice.

18h – Barraquinhas

19h – Missa e Novena

Participação dos Camilianos – Ordem dos Ministros dos Enfermos de São Camilo de Lellis

15h – Missa dos Enfermos com benção dos remédios