Fiéis e comunidades de fé preparam programação especial para a Festa de Nossa Senhora do Carmo, de 7 a 16 de julho.
Em Belo Horizonte, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no bairro Carmo, em Belo Horizonte, a Festa terá o tema “Para uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, refletindo a importância da união e da participação ativa de todos os fiéis na caminhada da fé.
Já na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Betim, a Novena e Festa da Padroeira refletirá o tema “Com Maria Vocacionados para a Alegria do Evangelho”.
Nossa Senhora do Carmo
A festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo foi instituída para comemorar a sua aparição a São Simão Stock, em 16 de julho de 1251.
O Primeiro livro dos Reis narra que o profeta Elias, reuniu-se, no Monte Carmelo, com alguns homens, para defender a pureza da fé e vencer um desafio contra os sacerdotes do deus Baal.
Desde aquela experiência, formaram-se grupos de monges, que se inspiravam no profeta Elias, seguindo a regra de São Basílio: há indícios sobre isto, no século XI, quando os Cruzados chegaram ao local. Por volta de 1154, o nobre francês, Bertoldo, ao chegar à Palestina, com seu primo Aimério de Limoges, Patriarca de Antioquia, retirou-se para a montanha, onde decidiu reunir os eremitas para viver como cenobitas. Os religiosos construíram uma igrejinha, entre suas celas, dedicada à Virgem. Assim, foram chamados Irmãos de Santa Maria do Monte Carmelo. Desta forma, o Carmelo adquiriu seus dois elementos característicos: referência a Elias e união a Maria Santíssima. Ali, segundo a tradição, a Sagrada Família se hospedou ao voltar do Egito.
Veja a programação completa da Festa dedicada a Nossa Senhora do Carmo: