Fiéis acolhem calorosamente dom Edmar José da Silva na Arquidiocese de Belo Horizonte

O Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem recebeu, nesta quarta-feira, dia 5 de junho, a Celebração Eucarística que marcou o início do ministério de dom Edmar José da Silva na Arquidiocese de Belo Horizonte. A Missa, presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, reuniu muitos bispos, também padres, evangelizadores consagrados e leigos.

Durante a homilia,  dom Walmor muito agradeceu a cada peregrino por se reunir no Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia para rezar pelo início do ministério de dom Edmar. “Experimento a alegria de estar reunido neste cenáculo Eucarístico, rezando para que o ministério de dom Edmar seja muito fecundo. Entrar em uma diocese é ingressar em uma escola de serviços. Tenho certeza de que dom Edmar trará muitas contribuições para a Arquidiocese de Belo Horizonte”.

Em seguida,  a pedido de dom Walmor, o vigário episcopal da Região Episcopal Nossa Senhora da Boa Viagem (Rensb) leu o ato de nomeação em que o Papa Francisco confia a dom Edmar a missão de bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Ao final da leitura, muitos aplausos.

Dom Edmar, agradecendo a participação dos fiéis na Missa, lembrou que todos têm a missão de sempre reavivar a chama da vocação e anunciar o Evangelho com coragem. “O Evangelho nos chama ao cultivo da esperança, que transcende o tempo presente. Sejamos promotores da vida no tempo presente, anunciadores da vida plena que nos aguarda no encontro com Deus. Quem se abre a essa esperança, nunca se decepciona”.

Lembrando de São Bonifácio,  celebrado neste dia 5, dom Edmar disse que a fé cristã tem “dimensão martirial”. “Há o martírio heroico,  como foi o de São Bonifácio, mas também há aquele cotidiano, de serviços, superando com coragem as dificuldades da vida, para oferecermos um testemunho qualificado”.

Nomeado pelo Papa Francisco para a missão de bispo auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte, no dia 6 de março de 2024, dom Edmar José da Silva foi consagrado bispo da Igreja Católica, durante bonita celebração no Parque de Exposições do Alto Rio Doce, a aproximadamente 57 km da cidade de Barbacena, com a participação de muitos fiéis, no dia 11 de maio.