Festa do Círio de Nazaré em Belo Horizonte

O Círio de Nazaré, maior evento católico do Pará, símbolo de expressão, devoção e tradição religiosa, reconhecido como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, será realizado pela primeira vez em Belo Horizonte, de 3 a 5 de setembro.

A Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará e da Amazônia, será recebida pela Arquidiocese de Belo Horizonte e pelos fiéis com grande alegria, devoção e homenagens, na paróquia Senhor Bom Jesus do Horto.

A fé católica do povo mineiro, sua acolhida e tradição histórica religiosa, justificam a opção do Estado de Minas Gerais, para sediar a quarta edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré que acontece fora do Estado do Pará.

O Círio de Nazaré é considerado uma das mais impressionantes demonstrações de fé religiosa dos católicos no mundo.  Calcula-se que mais de dois milhões de pessoas saem às ruas de Belém para celebrar a Virgem de Nazaré.

Em Belo Horizonte, será apresentada, além da procissão do Círio, a exposição "Círio de Nazaré de Belém do Pará: Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira" com ícones, objetos, símbolos expressivos do Círio e uma instalação estética com cinco mil peças de brinquedos de Miriti, palmeira típica da Amazônia, numa representação simbólica de toda riqueza iconográfica do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

De acordo com Cesar Neves, coordenador do evento, "O Círio coloca, através de Maria Santíssima, ricos e pobres, fortes e fracos, como no evangelho de Cristo, todos irmanados, sem diferenças ou discriminação. "

Programação:
3 de setembro - Paróquia Senhor Bom Jesus do Horto
7h -
Abertura da igreja para visitação à imagem de Nossa Senhora de Nazaré
9h - Celebração Eucarística solene presidida pelo Arcebispo e concelebrada por padres da Arquidiocese de Belo Horizonte, com participação da diretoria do Círio e autoridades.
10h30 - Inauguração da exposição “Círio de Nazaré: Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira” - no Espaço Cultural da Paróquia Senhor Bom Jesus do Horto, seguida de acolhida com danças folclóricas.
16h - Celebração Eucarística
19h30 - Celebração Eucarística e início da novena do Senhor Bom Jesus.
20h30 - Procissão do Círio de Nazaré saindo da igreja Senhor Bom Jesus do Horto para a igreja Nossa Senhora de Nazaré, onde a imagem permanecerá até o dia 5 de setembro para visitação pública, Celebrações Eucarísticas e Orações Marianas.

4 de setembro
8h às 18h30 - Visitação à exposição do Círio de Nazaré, na paróquia Senhor Bom Jesus do Horto.
8h, 12h e 19h - Celebração Eucarística e visitação à imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, na paróquia Nossa Senhora de Nazaré.

5 de setembro
8h às 18h30
- Visitação à exposição do Círio de Nazaré, na paróquia Senhor Bom Jeus do Horto.
7h, 9h30 e 19h - Visitação à imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, na paróquia Nossa Senhora de Nazaré.

Paróquia Senhor Bom Jesus do Horto
Rua Arthur Alvim, 288 - Bairro Horto - Belo Horizonte