Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte

O Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, convida para as celebrações do Dia da Padroeira de Belo Horizonte – Nossa Senhora da Boa Viagem, de 6 a 15 de agosto. A festa tem como tema “Maria proclama a alegria do Evangelho”.

No dia 15, a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem sairá da Paróquia São José de Confins, em carro do Corpo de Bombeiros, para o terreno onde está sendo contruída a Catedral Cristo Rei. No local, dom Edson Oriolo rezará o Terço com os fiéis. Em seguida, a procissão passa pela Avenida Afonso Pena, em direção à Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, onde o arcebispo dom Walmor presidirá Celebração Eucarística.

Programação:

17h30 – Vésperas    |   18h – Terço
19h – Missa presidida por dom João Justino

16h – Momento Mariano no Terminal Rodoviário de BH
17h30 – Vésperas

17h30 – Vésperas

7h – Missa e saída da 27ª Caminhada com Maria
17h30 – Vésperas Solene
18h – Terço   |   19h30 – Missa

10 a 14 de agosto
17h30 – Vésperas Solene

7h, 8h30, 11h – Missa
14h30 – Saída do carro de bombeiros com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, da Paróquia São José, em Confins (Rua São José, 721 – Centro / Confins)
15h – Acolhida e visita às obras ao terreno da Catedral
15h30 – Animação, cantos
16h – Terço conduzido por dom Edson Oriolo – participação do Terço dos Homens da Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc)
16h – Concentração na Praça da Rodoviária
16h30 – Saída da imagem de Nossa Senhora para a Praça da Rodoviária
17h – Procissão com a imagem de Nossa Senhora – Avenida Afonso Pena, em direção à Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem
18h – Missa presidida pelo arcebispo dom Walmor no Santuário de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

– Outras celebrações do dia 15 de agosto:
20ª Peregrinação da Juventude ao Santuário da Padroeira de Minas
Assunção de Nossa Senhora

– Oficialização como padroeira de Belo Horizonte
Com o título de Boa Viagem, Nossa Senhora foi oficializada como padroeira de Belo Horizonte a pedido do cardeal mineiro dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota. No entanto, na

Capital, a devoção à Santa começa no início do século XVIII, quando os primeiros portugueses chegaram ao povoado que deu origem à Belo Horizonte: o Arraial do Curral Del Rey.

– Assunção de Nossa Senhora
A festa da Assunção de Nossa Senhora é uma das mais antigas da Igreja. Já no ano 600 a Igreja Católica festejava este dia de glória de Maria Santíssima.  A festividade lembra as

virtudes, os sofrimentos e as obras da Mãe de Jesus Cristo. A Assunção foi declarada um dogma da Igreja em 1950 pelo Papa Pio XII.

– Terreno da Catedral Cristo Rei
Av. Cristiano Machado, 11910 – Bairro Juliana. BH/MG