Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem: milhares de fiéis participam de procissão e Missa

No dia em que a Igreja em todo o mundo celebra a Assunção de Nossa Senhora, 15 de agosto, as comunidades de fé de Belo Horizonte celebraram, de maneira especial, a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Boa Viagem.

Logo no início da tarde uma carreata partiu de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com a imagem da Padroeira de Belo Horizonte em carro do Corpo de Bombeiros rumo ao terreno onde está sendo construída a Catedral Cristo Rei, no bairro Juliana. Lá, o bispo auxiliar dom Edson Oriolo presidiu momento de oração em comunhão com centenas de fiéis. Em seguida, a carreata seguiu até o Centro de Belo Horizonte, onde muitos fiéis já estavam em oração, aguardando o início da procissão luminosa. O cortejo percorreu a Avenida Afonso Pena até o jardim do Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, onde a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, no alto do carro do Corpo de Bombeiros, foi recebida com grande emoção.

Milhares de pessoas se reuniram às 18h, no jardim do Santuário, para a celebração da Missa que marcou o encerramento das festividades. A Celebração Eucarística foi presidida por dom Walmor e concelebrada pelo bispo auxiliar dom Edson Oriolo, pelo reitor do Santuário, padre Marcelo Silva e por dezenas de sacerdotes.

Durante a Missa, dom Walmor ressaltou os três séculos de devoção à Maria, com o título de Senhora da Boa Viagem, na região onde hoje é a Capital Mineira. Uma religiosidade que é herança dos primeiros habitantes do povoado que deu origem à Belo Horizonte. O Arcebispo também falou sobre a Assunção de Nossa Senhora “Uma verdade da nossa fé precisa nos iluminar: Maria subiu ao céu de corpo e alma. Ela venceu a morte. Podemos compreender a festa de hoje como um momento para reavivar no coração de cada um de nós a força fé. Também precisamos reavivar a esperança. E a esperança contida neste momento é a que toca nos nossos corações e nos faz capazes de agir pela força do amor”.

A Celebração Eucarística foi concluída com a tradicional coroação de Maria, Senhora da Boa Viagem.

Restauro do Santuário de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem: Durante as celebrações da Festa da Padroeira também teve início o processo de restauro do Santuário de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem. Uma exposição, organizada nos tapumes que cercam a obra, na Praça da Igreja, apresenta a história da Paróquia. A exposição fotográfica chamada “História e Restauro” estará aberta à visitação até a conclusão da restauração do telhado da Igreja. As imagens da construção da Igreja da Boa Viagem e sua evolução ao longo dos anos, também retrata a marca da arquitetura neogótica e os desafios na conservação do templo.

Imprensa:
TV Alterosa