Festa de Cristo Rei: comunidades de fé se reúnem na Tenda Cristo Rei

Milhares de fiéis das comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte estiveram na Tenda Cristo Rei, no local onde está sendo construída a Catedral, ao longo de todo o domingo, dia 26 de novembro, para celebrar a Festa de Cristo Rei. Nesta data, também foi aberto oficialmente o Ano Nacional do Laicato, que tem como objetivo celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil.

Às 10h, o bispo auxiliar dom Vicente Ferreira presidiu Celebração Eucarística, que foi seguida de almoço de confraternização, com apresentação musical de dom Vicente e Chico Lobo. Às 15, o arcebispo dom Walmor presidiu Missa que foi concelebrada por sacerdotes da Arquidiocese de Belo Horizonte. Muitos fiéis participaram, deixando a Tenda Cristo Rei repleta: “Há pouco mais de três anos, nós pensamos em construir a Tenda Cristo Rei para que pudéssemos aqui rezar e acompanhar o andamento da obra. O tamanho que imaginávamos que seria suficiente era um pouco menor do que a metade deste tamanho que temos agora. A celebração de hoje nos mostra que precisamos de mais espaço, precisamos construir logo a nossa Catedral, e para isto precisamos da ajuda de todos. Começamos do zero e só chegamos até aqui com a ajuda de cada um. O nosso sonho é que, já no próximo ano, possamos celebrar a Festa de Cristo Rei na Tenda da Paz, já na Catedral” disse o Arcebispo.

Dom Walmor também destacou o sentido da celebração de Cristo Rei “a realeza de Cristo não é triunfo, mas é cuidado misericordioso. Por isso, todos nós que cremos em Cristo, seus discípulos e discípulas, somos chamados a nos revestir dessa realeza. Se nós dela nos revestirmos, trataremos uns aos outros como irmão e irmã e o mundo será melhor. A nossa sociedade brasileira nos mostra muitos cenários que pesam no coração: violência, corrupção, destrato das pessoas, discriminação. Tudo isso mostra o quanto é urgente termos escolas que nos ensinem a realeza de Cristo. É por isto que, ao celebrarmos a Festa de Cristo Rei aqui na Catedral, somos chamados a compreender que a Catedral será uma escola, onde pela arte, pela cultura, pelo cuidado com os pobres, pela proclamação da palavra, vamos aprender a nos revestir desta realeza de Cristo“.

Após a celebração, dom Walmor homenageou catequistas que atuam na Tenda Cristo Rei e também as irmãs que, durante muito tempo, trabalharam cuidado da Tenda Cristo Rei, mas que, agora, foram chamadas a retornarem em missão para o seu país de origem, o México. Crianças do Projeto Casa de Nazaré, da Paróquia Santo Antônio, de Venda Nova, apresentaram números de teatro e dança, um bonito momento de alegria e de partilha entre todos aqueles que participaram da Festa de Cristo Rei. A última Missa do dia, às 18h, foi presidida pelo padre Wagner Calegário em comunhão com os fiéis da Paróquia Dulce dos Pobres, da Vila Cafezal.

Imprensa:
TV Globo
– TV Horizonte
– Rádio Itatiaia
– Rádio CBN
– Rádio Band News
Jornal Estado de Minas

Missa presidida por dom Vicente e apresentação musical