Milhares de fiéis das comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte estiveram na Tenda Cristo Rei, no local onde está sendo construída a Catedral, ao longo de todo o domingo, dia 26 de novembro, para celebrar a Festa de Cristo Rei. Nesta data, também foi aberto oficialmente o Ano Nacional do Laicato, que tem como objetivo celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil.
Às 10h, o bispo auxiliar dom Vicente Ferreira presidiu Celebração Eucarística, que foi seguida de almoço de confraternização, com apresentação musical de dom Vicente e Chico Lobo. Às 15, o arcebispo dom Walmor presidiu Missa que foi concelebrada por sacerdotes da Arquidiocese de Belo Horizonte. Muitos fiéis participaram, deixando a Tenda Cristo Rei repleta: “Há pouco mais de três anos, nós pensamos em construir a Tenda Cristo Rei para que pudéssemos aqui rezar e acompanhar o andamento da obra. O tamanho que imaginávamos que seria suficiente era um pouco menor do que a metade deste tamanho que temos agora. A celebração de hoje nos mostra que precisamos de mais espaço, precisamos construir logo a nossa Catedral, e para isto precisamos da ajuda de todos. Começamos do zero e só chegamos até aqui com a ajuda de cada um. O nosso sonho é que, já no próximo ano, possamos celebrar a Festa de Cristo Rei na Tenda da Paz, já na Catedral” disse o Arcebispo.
Dom Walmor também destacou o sentido da celebração de Cristo Rei “a realeza de Cristo não é triunfo, mas é cuidado misericordioso. Por isso, todos nós que cremos em Cristo, seus discípulos e discípulas, somos chamados a nos revestir dessa realeza. Se nós dela nos revestirmos, trataremos uns aos outros como irmão e irmã e o mundo será melhor. A nossa sociedade brasileira nos mostra muitos cenários que pesam no coração: violência, corrupção, destrato das pessoas, discriminação. Tudo isso mostra o quanto é urgente termos escolas que nos ensinem a realeza de Cristo. É por isto que, ao celebrarmos a Festa de Cristo Rei aqui na Catedral, somos chamados a compreender que a Catedral será uma escola, onde pela arte, pela cultura, pelo cuidado com os pobres, pela proclamação da palavra, vamos aprender a nos revestir desta realeza de Cristo“.
Após a celebração, dom Walmor homenageou catequistas que atuam na Tenda Cristo Rei e também as irmãs que, durante muito tempo, trabalharam cuidado da Tenda Cristo Rei, mas que, agora, foram chamadas a retornarem em missão para o seu país de origem, o México. Crianças do Projeto Casa de Nazaré, da Paróquia Santo Antônio, de Venda Nova, apresentaram números de teatro e dança, um bonito momento de alegria e de partilha entre todos aqueles que participaram da Festa de Cristo Rei. A última Missa do dia, às 18h, foi presidida pelo padre Wagner Calegário em comunhão com os fiéis da Paróquia Dulce dos Pobres, da Vila Cafezal.
Imprensa:
– TV Globo
– TV Horizonte
– Rádio Itatiaia
– Rádio CBN
– Rádio Band News
– Jornal Estado de Minas