Você está em:

Festa da Padroeira de BH marca início da VI APD

A solenidade que marcou a abertura da VI Assembleia do Povo de Deus reuniu muitas pessoas – padres, diáconos, religiosos, seminaristas, evangelizadores leigos – no canteiro de obras da Catedral Cristo Rei, neste dia 15, Festa da Padroeira de Belo Horizonte, Nossa Senhora da Boa Viagem. Às 15h, todos participaram da Celebração da Palavra, presidida pelo arcebispo dom Walmor. “A Igreja tem seu alicerce, mas está sempre em reforma”, afirma o Arcebispo, ao explicar que a Assembleia do Povo de Deus é momento de renovação.

Para isso, conforme detalha o Arcebispo, foi preparado um instrumento de trabalho, inspirado nas Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil, definida na mais recente Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). De acordo com dom Walmor, a partir desse instrumento, diferentes segmentos da sociedade serão convidados a contribuir para a definição dos novos caminhos a serem seguidos pela Arquidiocese, sempre à luz do Evangelho. “Assim a Igreja se torna Casa da Palavra, do Pão, da Caridade e da Missão. A Igreja é servidora das pessoas. Deve ajudar a cultura urbana a tornar-se permeada pelos valores do Evangelho. Contribuir para que cada pessoa encontre Jesus Cristo.

Padroeira de Belo Horizonte

Após a abertura da VI APD, os fiéis partiram em carreata pela Av. Cristiano Machado. À frente, um caminhão conduziu a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem até a Praça da Rodoviária. De lá, uma grande procissão caminhou até o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, para celebrar a Eucaristia, presidida por dom Walmor.

Durante a Missa, o Arcebispo lembrou que o marco zero de Belo Horizonte é o Santuário da Adoração Perpétua – “pérola de nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte”. Sublinhou a centralidade do Cristo Eucarístico, adorado dia e noite, durante 24h, na igreja que é marco zero da Capital.

Ao final da celebração, dom Walmor coroou a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, do século 18, que iniciou a devoção à Santíssima Virgem Maria na região onde hoje é a Capital Mineira.



Novidades do Instagram
Últimos Posts
Siga-nos no Instagram
Ícone Arquidiocese de BH