A III Feira Metropolitana de Economia Popular e Solidária será realizada de quarta a sexta-feira desta semana na Praça da Assembleia. O evento, promovido por diversas instituições, como o Fórum Metropolitano de Economia Popular e o Vicariato Episcopal para Ação Social e Política, objetiva promover o fortalecimento da Economia Solidária na região metropolitana de Belo Horizonte e em todo o estado de Minas Gerais. Serão comercializados produtos e serviços somente de grupos pautados nesse tipo de economia. Também serão realizadas oficinas e reuniões.
O evento será um grande encontro solidário no espaço público, o que resgata tradições mineiras como a prosa, a seresta, as bandas, o convívio, a diversidade cultural da sociedade representada por diferentes regiões do Estado.
Segundo o assessor de projetos para a Economia Solidária do Vicariato Episcopal para Ação Social e Política, Belmiro Alves Freitas, “os princípios e valores que fazem o diferencial da Economia Solidária e sustentam a sua prática são solidariedade, sustentabilidade, igualdade, cooperação, autogestão, cuidado com os recursos, cidadania, valorização da criatividade e do trabalho. Estes princípios colocam o ser humano como sujeito e finalidade da atividade econômica em vez da acumulação privada de riquezas”.
Programação
15/12
18h Abertura oficial
18h30 Maracatú Trovão das Minas (dança e música)
20h Minas ao Luar.
16/12
10h Contação de história com Viviane Pereira
17h Djaga Bantos (pagode e axé)
19h Música com Jader Gomes
17/12
14h Vanderly Ribeiro & Jovanito (música sertaneja)
17h Nitydes (pagode e axé)
18h Música instrumental (blues)
19h Léo Brasil (MPB)
20h Bloco Rei